Sozinho e com R$ 24 no bolso, um jovem saiu de Porto Alegre para pedalar cerca de 7 mil km em dois meses. Na última semana, ele voltou a pisar em solo brasileiro ao passar por Uruguaiana, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Para não passar fome, o rapaz trabalhou até como pedreiro na Argentina, como mostra a reportagem do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV.
O desejo de se aventurar pela América do Sul acompanha Gabriel Voltz desde a infância. Mas somente agora ele pode concretizar o sonho. Após o término de um relacionamento, ele iniciou a viagem.
“Quando eu era pequeno, vi um filme em que o Che Guevara viaja pela América de moto. Tive então muita vontade de fazer algo assim quando ficasse maior. Eu me inspirei muito nesse filme, para viajar de bicicleta sem dinheiro algum”, contou.
O trajeto, com destino inicial a Montevidéu, no Uruguai, incluiu também cidades como Paysandú, Rosário, Córdoba e Mendonça, na Argentina, e Santiago, no Chile. Foram sete mil quilômetros percorridos em dois meses. A família só soube da viagem por um jornal que publicou a aventura dias depois de Gabriel pegar a estrada. Detalhes da aventura também foram registrados na internet.
“É uma experiência de vida. Eu aprendi a falar palavras novas de um idioma novo, conheci muitas pessoas boas. Enfim, levo boas recordações dessa viagem”, completa Gabriel.
A aventura ainda não acabou. Gabriel continua na estrada, mas deve voltar a Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, na semana que vem.
Leia também:
Uso de bicicleta como transporte público é aposta certa para melhorar saúde e mobilidade
Viaje o país todo de magrela, junto com o grupo Pedal
Pedalando pelo mundo
Europa terá rede de ciclovias de 70 mil quilômetros