Mobilidade urbana é maior desafio de Pernambuco

Além de BRT e VLT, cidade do Recife poderá ter hidrovia no rio Capiberibe

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Gabriela Ribeiro Mobilize Brasil  |  Postado em: 14 de outubro de 2011

Projeto de Transportes e Mobilidade do Recife

créditos: Governador de Pernambuco

A Região Metropolitana do Recife (RMR) possui hoje uma frota de 988.202 veículos, que vem crescendo a cada mês. Somente em 2011, até o mês de julho, 53.321 novos veículos passaram a circular nas ruas da RMR. Esse crescimento tem causado grandes problemas no deslocamento pelas ruas da cidade, independente de qualquer acontecimento atípico.

 

Mas, para quem utiliza o transporte público, a dificuldade é ainda maior. Segundo informações do Grande Recife Consórcio de Transportes, 488.733.192 passageiros utilizaram ônibus e metrô como meio de transporte na RMR em 2010.


Terminais de passageiros e ônibus superlotados nos horários de pico causam a insatisfação dos usuários. O auxiliar de marketing Manoel Neto, demora cerca de duas horas para se deslocar da sua casa em Maranguape II, no município de Paulista, até o seu local de trabalho, no centro da cidade. O percurso tem em média 22 km. “Todos os dias eu enfrento uma fila quilométrica no terminal de integração e só depois do terceiro ou quarto ônibus é que consigo um lugar para fazer a viagem sentado”, reclama.


A rede de transporte público do Recife, o SEI (Sistema Estrutural Integrado), é composta por 13 terminais integrados e, de acordo com o governo do estado, tem capacidade para 800.000 passageiros. Até 2012, oito novos terminais devem ser construídos e em 2013 será inaugurado o Terminal Cosme e Damião. Com isto, a capacidade de passageiros deve chegar a 1,6 milhão.


Neste mês, o governo do estado lançou os editais de licitação das obras do Programa Estadual de Mobilidade (Promob), que inclui a construção de três corredores exclusivos de ônibus: Norte-Sul, Leste-Oeste e o Ramal da Cidade da Copa. A primeira etapa do Corredor Norte-Sul terá 32,2 km e vai ligar o município de Igarassu até o centro do Recife, com capacidade para atender 146 mil passageiros/dia. O Leste-Oeste vai ligar o bairro do Derby, no Recife, até o município de Camaragibe, na zona oeste da cidade. Serão 12,5 km de extensão, com uma demanda de 126 mil passageiros/dia.


O Ramal Cidade da Copa sai da av. Belmiro Correia em Camaragibe e vai até a região onde ficará a Arena Pernambuco, sede da Copa de 2014, no município de São Lourenço da Mata. Terá 6,3 km de extensão, com atendimento de 20 mil passageiros/dia. Os corredores vão operar com o sistema BRT (Bus Rapid Transit) e, juntos, vão somar 100 km de vias exclusivas para ônibus.

 

Recife

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créditos: blog.decolar.com

Também será licitada a construção do Terminal Integrado Cosme e Damião, em São Lourenço da Mata, no caminho para a Cidade da Copa. Todos estes projetos estão previstos na Matriz de Responsabilidades da Copa e de acordo com os prazos previstos no documento, já deveriam ter iniciado as obras.


Para o engenheiro Ilo Leite, vice-presidente do Sindicato da Arquitetura e da Engenharia – Regional Pernambuco (Sinaenco-PE ), o governo do estado deveria imprimir urgência máxima nestas obras para que o prazo de 2014 possa ser cumprido em benefício da população local. Em sua visão, o sistema BRT não poderia ser aplicado em qualquer local da cidade, mas avalia que os projetos atuais são viáveis. “Estes corredores são passíveis de serem implantados, já que a demanda destes trechos não é elevada”, avalia.


A construção da Via Mangue, que também está prevista na Matriz de Responsabilidades, deve desafogar o trânsito na Zona Sul da cidade. A obra, de responsabilidade da Prefeitura do Recife, teve início em junho deste ano e terá faixas de rolamentos para veículos, calçadas e ciclovias. Serão construídos dois elevados, oito pontes, duas alças de ligação e será feito o alargamento da ponte Paulo Guerra e do viaduto Capitão Temudo. A via terá uma extensão de 4,75 km no sentido Centro/Boa Viagem e 4,37 km no sentido Boa Viagem/Centro.


Veículo Leve sobre Trilhos


O sistema de VLT também será implantado para a melhoria do sistema de transporte público na RMR. Serão adquiridos sete equipamentos VLT, cada um com três carros de passageiros, que irão substituir o atual trem díesel em um trecho de 18km entre as estações de Cajueiro Seco e Cabo. A demanda prevista para este VLT é de 30 mil usuários por dia. Os testes de operação já foram iniciados e a previsão do governo do estado é de que o sistema comece a operar ainda este ano.


Ciclovias e rios


Para fugir da má qualidade do transporte público, algumas – ainda raras – pessoas optam pela bicicleta. Mesmo possuindo um carro, o porteiro Iranildo Paris percorre 12 km de bicicleta para se deslocar de casa até o trabalho. “Usando a bicicleta, além de evitar o trânsito eu ainda economizo gasolina. Se eu for de carro levo cerca de 20 minutos para chegar ao trabalho; de bicicleta eu passo no máximo 10 minutos“, afirma.


Essa tem sido a opção escolhida por muitos recifenses, mas seus adeptos sentem falta de mais pistas para circulação de bicicletas. “O problema é que os motoristas não respeitam os ciclistas e nós não temos uma ciclovia”, reclama Iranildo. Atualmente, o Recife possui 13,2km de ciclovias distribuídas no Centro, Orla e Tiradentes, na zona Oeste.


Agora, até os rios que cortam o Recife já estão sendo considerados mais uma alternativa para a melhoria da mobilidade urbana. A Secretaria das Cidades de Pernambuco abriu uma licitação pública para realização de um estudo técnico de navegabilidade no rio Capibaribe. O estudo vai avaliar a viabilidade econômica, ambiental e social da implantação de uma hidrovia no Capiberibe. A proposta lembra o “Vaporetto”, sistema de tranporte urbano utilizado há décadas pela cidade de Veneza, na Itália, sempre lotado de turistas e moradores.

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