Além de São Paulo ter batido a marca de 100 quilômetros de ciclovias instalados na cidade, o prefeito Fernando Haddad (PT) está estruturando uma licitação para adquirir 8 mil novos paraciclos, fornecendo mais de 20 mil vagas aos ciclistas. Agora são 113 equipamentos existentes, sendo um deles o recém inaugurado bicicletário municipal no Largo da Batata, Zona Oeste da capital paulista.
Das 4.382 vagas em bicicletários existentes hoje, a maioria está ligada às estações do Metrô e da CPTM, enquanto os paraciclos espalhados pela cidade somam apenas 223. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o Termo de Referência para a aquisição dos paraciclos está sendo finalizado e o modelo que será adotado para a contratação será divulgado em breve.
O diretor do Instituto Ciclo BR, Felipe Aragonez, defende que a medida é necessária para estimular o aumento do número de ciclistas nas ruas. "Se o cidadão usa a bicicleta para a metade do caminho e não encontra um local de parada para seguir viagem com outro modal, acaba desistindo", defende. Até 2015, o projeto SP 400 km prevê a criação de 400 quilômetros de ciclovias na cidade.
Leia também:
No Rio, ciclistas reclamam da falta de bicicletários no BRT
Terminais de ônibus de SP terão bicicletários até o fim do ano, diz Prefeitura
Ciclistas relatam os principais problemas para transitar em Florianópolis
Lei que exige bicicletários em locais públicos em Brasília não é cumprida