A cidade holandesa de Krommenie, a 25 km de Amsterdã, vai lançar um projeto energético pioneiro. Trata-se do SolaRoad, que consiste na construção de uma ciclovia a ser constituída por módulos feitos com células fotovoltaicas, semelhantes aos painéis solares que se colocam nos telhados das habitações, explica o site menosumcarro.
Com esta infraestrutura, a meta é converter a energia solar em energia elétrica que possa alimentar os veículos que ali venham a transitar. Sten de Wit, um dos responsáveis pelo projeto SolaRoad, explica que “as estradas vão poder produzir eletricidade para os carros que aí circulem”, mas, por enquanto, o objetivo é recarregar as baterias das bicicletas elétricas que possam transitar pela via.
O site menosumcarro explica ainda que a ciclovia, que será inaugurada no dia 12 de novembro, deverá ter uma produção de energia inferior em 30 por cento à produzida pelos painéis solares colocados nos telhados das habitações, uma vez que estes podem ser alinhados com o Sol.
Leia também:
Na Holanda, carona de bicicleta pode virar meio de transporte oficial
Holanda: Utrecht redesenha cruzamento de ciclovias
Holandeses trazem novidades em mobilidade urbana para Pelotas (RS)