Após Plano Diretor, São Paulo começa a debater revisão da Lei de Zoneamento. Para garantir a efetivação de uma série de mecanismos previstos no Plano Diretor, será preciso confirmá-los no zoneamento.
Apresentada neste mês pela Prefeitura, a proposta de revisão do zoneamento quer exigir a reserva de um número mínimo de vagas para bicicletas em todos os novos prédios que serão construídos na cidade. Além disso, as edificações deverão ter vestiários para os ciclistas.
O modelo final do projeto de lei deverá ser encaminhado à Câmara Municipal em janeiro de 2015. A medida será padrão tanto para uso residencial quanto comercial. O número de vagas ainda será debatido com a população em 32 audiências públicas previstas para iniciarem até o início de dezembro.
O novo zoneamento deve seguir a diretriz do governo de priorizar a mobilidade urbana, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco. Existe também a possibilidade da administração municipal exigir o cumprimento da nova regra de prédios já existentes
Leia também:
No Rio, ciclistas reclamam da falta de bicicletários no BRT
Terminais de ônibus de SP terão bicicletários até o fim do ano, diz Prefeitura
Lei que exige bicicletários em locais públicos em Brasília não é cumprida