A frota de ônibus urbanos, até dezembro, ganhará mais nove carros e outros 30 serão substituídos por modelos mais novos e com tecnologia mais moderna. O investimento total é de, aproximadamente, R$ 12 milhões e, segundo o contrato deve ser arcado pelas concessionárias. Também estabelecido contratualmente, um aditivo deve ser assinado entre a Urbes - Trânsito e Transportes e o Consórcio Sorocaba e o Sorocaba Transporte Urbano (STU) para a chegada dos novos veículos.
Ele informou ainda que a cidade receberá mais um veículo para transporte de pessoas com necessidades especiais. Segundo ele, hoje são 18 vans que fazem o transporte desse público. O aumento da frota, tanto dos veículos convencionais como dos voltados para transporte especial, é necessário por conta do aumento da demanda pelo serviço na cidade. Ainda não foram definidas as linhas que receberão os novos ônibus e, de acordo com Gianola, devem atender os principais corredores da cidade. Anualmente, o custo do transporte coletivo sorocabano é de R$ 200 milhões.
Diretor presidente da Urbes, Renato Gianola, esteve na Câmara dos Vereadores ontem para falar sobre a Lei de Orçamento Anual (LOA) para a pasta em 2015 e comentou também as ações da pasta para este ano. Atualmente a frota sorocabana conta com 406 ônibus, com o acréscimo dos novos veículos serão 415 carros para o transporte público, sendo que 5% deles ficam na reserva. Segundo ele o aditamento do contrato deve ser assinado esse mês quando as concessionárias apresentam a atualização dos custos.
Leia também:
Sorocaba (SP) testa ônibus elétrico híbrido
Bicicleta vence desafio em Sorocaba como meio de transporte mais rápido