Na Arábia Saudita, um bairro só para pedestres

Projeto urbanístico para o centro de Unayzah cria alamedas e praças na escala humana, com bancos e jardins sombreados por palmeiras. De carro, só por um anel viário

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Fonte: ArchDaily Brasil  |  Autor: ArchDaily Brasil  |  Postado em: 30 de setembro de 2014

Centro exclusivo para pedestres, em Unayzah, Arábi

Bairro exclusivo para pedestres, em Unayzah, Arábia Saudita

créditos: Erick van Egeraat BV

 

A cidade de Unayzah, na Arábia Saudita, vai implantar um bairro feito exclusivamente para pedestres. O projeto, de autoria do arquiteto holandês Erick van Egeraat, se estende por uma área de 58 hectares no centro urbano da cidade. Nessa região, os carros só poderão trafegar por fora, por um anel viário externo, de quatro pistas, ligado a uma via subterrânea por onde se faz o acesso a um estacionamento, também subterrâneo.

 

Já todo o miolo central é exclusivo para os pedestres, que contarão com apartamentos residenciais e de escritórios, além de 70 mil m² de área comercial, tudo próximo à principal mesquita da cidade.

 

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 Área de compras, entre jardins com palmeiras. Imagem: Erick van Egeraat BV


O plano urbanístico levou em conta o patrimônio e o caráter da cidade, e incorporou no paisagismo a vegetação nativa de palmeiras em várias partes do projeto, para garantir, afirmam os arquitetos, "uma forte identidade à cidade de Unayzah". 

 

"Diferentes larguras de vias e transições orgânicas entre alamedas, ruas e praças criarão áreas de estar na escala humana", disse Erick van Egeraat, acrescentando que "uma quantidade generosa de palmeiras e mobiliário urbano proporcionará a proteção necessária contra o sol."

 

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Plano da cidade de Unayzah. Imagem: Erick van Egeraat BV


Os edifícios já existentes nessa região central foram adaptados, sendo que alguns ganharam jardins verticais e quedas d'água nas fachadas. E os novos edifícios mantêm uma coerência formal e visual com a arquitetura local. 

 

A expectativa é de que o projeto seja implementado ao longo dos próximos dez anos, e a etapa inicial (do anel viário) já está em construção.

 

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