Ciclistas de Toronto, no Canadá, imprimiram adesivos com os dizeres I parked in a bike lane (Eu estacionei na ciclovia, em português), para pregar em veículos cujos donos insistem nesta prática.
Em uma vistosa cor verde, o adesivo tem como objetivo, segundo seus idealizadores, deixar envergonhados os maus motoristas, que não respeitam as vias para bicicleta. Além do adesivo, os carros flagrados nesta situação são fotografados e divulgados nas redes sociais Tumblr e Instagram.
A campanha #iparkedinabikelane foi criada por dois cicloativistas da cidade que queriam chamar a atenção da sociedade para o problema, sem causar prejuízos materiais. Segundo os organizadores, a ideia é fazer com que os motoristas pensem duas vezes antes de estacionar na ciclovia, já que a atitude, além de egoísta, é perigosa, especialmente para os ciclistas inexperientes que são obrigados a transitar nas ruas devido à ciclovia interrompida.
O jogo de 20 adesivos é vendido ao preço de 5 dólares canadenses (R$10,80), e o dinheiro arrecadado será revertido em outras ações similares.
Leia também:
O quanto a cidade de São Paulo vai ganhar com a bicicleta?
Um manifesto por cidades mais humanas
Vendas em comércio de rua em NY aumentaram após instalação de ciclovia