A partir de 1º de outubro, a cidade de Grenoble, na França, vai contar com um novo tipo de mobilidade urbana, baseada em veículos elétricos ultracompactos, interligados ao sistema de transportes públicos local.
A iniciativa reuniu a fabricante dos veículos, a japonesa Toyota, a várias entidades públicas de Grenoble, com o objetivo de proporcionar o serviço de compartilhamento de automóvel denominado “Cité Lib by Ha:mo”. A ideia é preparar a cidade e a área metropolitana de Grenoble para a mobilidade elétrica, sendo parte integrante de um plano de mobilidade multimodal.
O projeto prevê três anos de testes, e para viabilizá-lo foi preciso juntar competências e serviços de cinco parceiros: a Cidade de Grenoble, a Área Metropolitana, a empresa francesa de eletricidade EDF e a sua afiliada Sodetrel, a Toyota e a Cité Lib, operadora local de compartilhamento de automóvel.
Para poder oferecer o serviço, serão instalados 27 pontos de recarga (a cargo da Sodetrel), com 70 veículos elétricos: metade deles veículos de três rodas (Toyota i-Road) e outra metade de quatro rodas (Toyota Auto Body Coms). Será possível fazer viagens de um percurso só, por exemplo de uma estação para outra.
Futuramente, a meta é instalar um total de 120 pontos de recarga, mais outros 41 para veículos híbridos plug-in, que serão acrescentados à infraestrutura de transportes da cidade.
O usuário do sistema poderá exceder o tempo de uso, sendo que a cada quinze minutos a mais com o veículo, poderá pagar uma taxa de 3, 2 e 1 euros, respectivamente ao tempo gasto. Mas, se o cidadão for portador de passes anuais de transporte da cidade de Grenoble, o preço pelos 15 minutos excedidos será reduzido para 2 e 1 euros, respectivamente.
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