Calça biônica, cadeira vestível ou exoesqueleto. Os nomes para descrever a Chairless Chair, da empresa suíça Noonee, são muitos, e todos designam bem a tecnologia que permite usuário se sentar em qualquer momento e lugar. Construído em alumínio, com fibra de carbono, o produto se encaixa nas pernas. Aqui no Brasil, parece ser uma solução para falta de banco desocupado em ônibus lotado. Mas a invenção também pode ser útil para otimizar desempenho de trabalho que exige do funcionário ficar em pé por muito tempo.
Usar a Chairless Chair é como ter uma cadeira sempre disponível a você. Quando o exoesqueleto não está ativado, o usuário pode andar normalmente e até correr. Mas, quando um botão é acionado, os sensores travam em um determinado local para garantir firmeza da cadeira "invisível", e é possível, então, se sentar. Keith Gunura, CEO e co-fundador da Noonee, explica que sua ideia de criar o aparelho nasceu enquanto ele trabalhava em uma fábrica.
“Eu tinha uma vontade de me sentar em qualquer lugar quando trabalhava em uma fábrica de pacotes na Inglaterra, aos 17 anos. Ficar em pé por horas causa muito dano aos membros inferiores, mas muitos trabalhadores não têm intervalos, e cadeiras raramente são disponibilizadas nesse tipo de emprego”, desabafou, em entrevista à CNN.
Com um mecanismo desenhado especialmente para a função de repouso, o dispositivo nunca toca no chão. Ele tem um cinto que o prende ao quadril e também alças capazes de prendê-lo nas pernas. O peso é todo direcionado para os sapatos, também criados para suportar o sistema. O que acontece é que ele é um mecanismo que “monta” uma cadeira com esses suportes, reclinando o sistema que se posiciona perfeitamente para sentar.
Uma outra versão faz com que a Chairless Chair possa funcionar com qualquer sapato, porém tocando o chão para aguentar o peso do corpo do usuário. Em ambas, o produto aguenta 24 horas, ligado com uma bateria de 6 V. Com um peso de apenas 2 kg, a novidade não tem um funcionamento muito incômodo para o usuário e pode ficar ainda melhor em breve, pois existe a possibilidade de ela ser motorizada no futuro.
O conceito tem atraído interesse, e produções de modelos de testes estão agendadas para serem iniciadas em setembro, na Alemanha, em parceria com empresas como BMW e Audi. No entanto, por enquanto, ainda não há detalhes sobre lançamento no mercado internacional. Mais informações podem ser acompanhadas no site da Noonee, companhia de Zurique responsável pelo projeto. Confira um vídeo do aparelho:
Via Gizmodo, CNN e Business Insider
Leia também:
Conforto pode levar motorista a optar por transporte público
Informação em tempo real para cativar os usuários de ônibus