O primeiro trecho a ser operado durante a etapa de testes contemplará a Rua Joaquim Murtinho, até o Curvelo, com aproximadamente 1 km de extensão, em duas vias de circulação, totalizando cerca de 2 km de trilhos.
Os primeiros testes serão estáticos (equipamentos, componentes, comandos e etc); e dinâmicos (simulação de carga com sacos de areia, teste para maiores inclinações/ rampas e operação assistida sem passageiros).
Aproveitando a reestruturação do sistema de bondes, as concessionárias de serviços públicos estão fazendo a troca dos sistemas de água, gás e drenagem para melhor atender aos moradores. Os trilhos estão sendo substituídos integralmente por modelos originais, assim como a rede aérea, em aproximadamente 10 km de traçado. Também serão reformadas a subestação elétrica e a oficina. Ainda está prevista a reativação do trecho até o Silvestre.
Os motorneiros já passaram por treinamento na fábrica da TTrans, em Três Rios, onde os bondes estão sendo produzidos. Durante as aulas teóricas, eles foram apresentados aos novos equipamentos e aperfeiçoaram as técnicas operacionais. Nas aulas práticas, os motorneiros testaram o novo bonde e simularam situações reais de tração, frenagem e utilização dos equipamentos eletrônicos.
A fase operacional com passageiros será definida logo após os testes em Santa Teresa. Segundo o Governo do Estado, o novo bonde, reserva as características estéticas tradicionais, entre elas a identidade visual, dimensões, cores, conjunto estético e os bancos de madeira. Além disso, tem estrutura de aço reforçado revestida com fibra de vidro para garantir mais segurança aos passageiros e maior resistência mecânica ao veículo.
Além disso, o novo bonde conta ainda com moderno painel de comando, sistema de tração controlado eletronicamente, motores de última geração com menor consumo de energia, sistemas de freios dinâmico e magnético. Também possui GPS, sistema de som para comunicação com os usuários, quatro câmeras de monitoramento e estribos retráteis, que ficarão recolhidos durante a circulação para evitar que os passageiros viajem em pé. Ao todo, serão 14 novos bondes e cada bonde terá capacidade para 32 passageiros e alguns deles com acessibilidade.
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