Em Indaiatuba (SP), projeto Ecobike completa 2 anos com mais de 42 mil empréstimos

Desde julho de 2012, o projeto Ecobike disponibiliza gratuitamente para empréstimo 200 bicicletas ecológicas que utilizam quadro fabricado com garrafas PET

Notícias
 

Fonte: Itu.com.br  |  Autor: Jéssica Ferrari  |  Postado em: 23 de julho de 2014

Estação de Ecobike em Indaiatuba

Estação de Ecobike em Indaiatuba

créditos: Arquivo/Eliandro Figueira - SCS/PMI

 

A Prefeitura de Indaiatuba comemorou no dia 16 de julho o segundo aniversário de implantação do projeto Ecobike, que é coordenado pela Secretaria de Obras e Vias Públicas em parceria com a Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente. Em dois anos foram registrados 42.116 empréstimos de bicicletas e 13.940 cadastros de usuários. A novidade deste ano foi a quarta estação do projeto localizada na Praça Renato Villanova (Praça do Cato), que entrou em atividade no mês de abril.

 

As outras três estações de Ecobike estão localizadas duas no Parque Ecológico, sendo uma em frente à prefeitura e outra em frente à sede da Guarda Municipal, e uma na praça D. Pedro II, no Centro.

 

O serviço é gratuito e o horário de funcionamento é das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas de segunda à sexta-feira. Nos finais de semana e feriados, funcionam apenas as estações do Parque Ecológico, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. O Projeto Ecobike não funciona nos feriados religiosos.

 

Para o secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, já no primeiro ano de funcionamento os números mostraram que o projeto foi muito aceito pela população, por isso a criação de uma nova estação. “Estamos estudando expandir ainda mais o projeto Ecobike, tanto construindo novas estações como ampliação as ciclovias e ciclofaixas na cidade. Indaiatuba conta hoje com cerca de 13 quilômetros de ciclovia e mais de 12 quilômetros de ciclofaixas”, avisa. “Nosso objetivo é incentivar o uso da bicicleta, seja para o lazer, para a prática esportiva e até mesmo como um meio de transporte alternativo. Acredito que estamos no caminho certo, tanto que o projeto tem sido modelo para outros municípios”, acrescenta Selone.

 

Desde julho de 2012, o projeto Ecobike disponibiliza gratuitamente para empréstimo 200 bicicletas ecológicas que utilizam quadro fabricado com garrafas PET, além de dez bicicletas com cadeirinha acoplada para o transporte de crianças e cinco duplas para os passeios em família ou com amigos.

 

Os usuários do projeto Ecobike devem ser pessoas maiores de 18 anos ou menores acompanhados por um responsável maior de idade. Para utilizar as bicicletas os interessados podem fazer o cadastro pelo link disponível no site da prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br – ou diretamente nas estações, onde também deve ser validado o cadastro mediante apresentação de CPF, comprovante de endereço atualizado e um documento com foto. Cada CPF dá direito a retirada de outras duas bicicletas extras para menores. O tempo permitido para uso é de quatro horas contínuas, que pode ser renovado, e as bicicletas podem ser devolvidas em qualquer estação.

 

Leia também:

Em Indaiatuba (SP), número de bicicletas supera a frota de carros 

Em Indaiatuba, 20 mil bikes produzidas com garrafas PET 

Diferenças no ranking e na vida diária entre Ribeirão e Rio Preto 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário