Para colaborar com a campanha Sinalize!, promovida pelo Mobilize, o fotógrafo e arquiteto Lauro Rocha percorreu no último dia 26 de junho dez pontos centrais do Rio de Janeiro, fotografando e avaliando a sinalização para pedestres, ciclistas e usuários do transporte público da cidade.
Os locais visitados foram os arredores do estádio do Maracanã e da estação São Cristóvão do metrô e da Supervia; as estações das CCR Barcas nas praças XV e Araribóia; Praça XV e entorno; Estação carioca do metrô e largo da Carioca; Arcos da Lapa e entorno; Aterro do flamengo; Largo do Machado.
Segundo Lauro, no metrô, nas barcas e nos trens da Supervia (empresa de trens urbanos da região metropolitana do Rio) pode-se dizer que a sinalização para os usuários de transporte público e ciclistas é boa. “A única falta que senti nesses meios de transporte foi de um mapa que apresente a rede unificada, com dados sobre barcas, metrô e supervia juntos, explicando as conexões e a inserção da rede no mapa mais geral da metrópole”, ressalva.
Já a sinalização dos ônibus da capital fluminense deixa muito a desejar, analisa o arquiteto. “As informações sobre as linhas que param nos pontos ou não existem, ou estão mal conservadas”, diz. Também faltam, dentro dos ônibus e nos pontos de parada, dados sobre horários e itinerários.
Ponto de ônibus no Parque do Flamengo
Só na Copa
A exceção são as paradas de ônibus no entorno do estádio do Maracanã, onde ele encontrou informações bem organizadas sobre as linhas. “Mas essa sinalização teve caráter provisório, para orientar torcedores nos dias dos jogos da Copa e, aparentemente, não fazem parte de nenhum plano ou programa do governo carioca para tratar do assunto”, esclarece.
A sinalização provisória instalada para a Copa do Mundo, com placas e mapas indicando como chegar ao Maracanã e às fan fest, foi espalhada pelas regiões centrais e nas proximidades do estádio. “Ajudam muito a se localizar na cidade e, creio, são uma prova de que se houvesse de fato vontade política, a sinalização poderia melhorar muito”, conclui o arquiteto.
Não é essa a realidade hoje: a sinalização para pedestres indicando pontos de interesse turístico nas regiões centrais (como por exemplo, próximo aos Arcos da Lapa) até existe, observa Lauro, mas “faltam muitas placas e o estado de conservação geralmente não é dos melhores”. Faixas de pedestre e sinais para travessia existem e funcionam bem, mas muitas vezes as faixas encontram-se mal pintadas.
Já a sinalização para ciclistas nas ruas e ciclovias (quando existe) está de forma geral bem conservada, apurou o colaborador do Mobilize.
Para ver as notas, comentários e fotos dos locais avaliados no Rio de Janeiro, acesse o mapa da campanha Sinalize! e vá clicando em cada ponto da cidade. E, se puder, avalie você também outros locais de sua cidade maravilhosa. Sinalize!
*Edição de texto: Regina Rocha