O uso indevido das calçadas motivou ação da prefeitura de Aracaju, que vai realizar um mapeamento e notificar os responsáveis pelas situações irregulares. O número de oficinas, camelôs, bares e restaurantes crescem cada vez mais na capital sergipana e invade o espaço público impendido assim a locomoção de pedestres.
A infração se tornou comum em muitas vias da cidade, a obstrução das vias públicas inferi a lei do código de trânsito que tem como prioridade o pedestre.
"O que mais tem aqui é carro e barzinho em calçadas atrapalhando a passagem dos pedestres. Eles fecham as calçadas parecendo que perece a eles, o pedestre se quiser andar tem que andar na rua", afirma o técnico de refrigeração, José Bispo.
O diretor de espaços públicos da empresa de Serviços Urbanos, Luiz Carlos, afirma que já há um mapeamento de estabelecimentos que ocupam calçadas e que nos próximos dias, a prefeitura vai notificar proprietários.
"Todos os estabelecimentos que estejam atrapalhando a mobilidade urbana, iremos chamar para conversar, notificar para assim poder organizar. Sei que existe investimento, mas a Emsurb entende que com a lei de mobilidade urbana é preciso que as calçadas estejam livres".
Leia também:
MP pede ampliação de ônibus para a Zona de Expansão de Aracaju
Aracaju ganha mais 10 estações do Caju Bike
Caju Bike tem cinco novas estações em vários bairros de Aracaju