Curitiba é a melhor capital do país em mobilidade urbana. Pelo menos é isso o que concluiu uma pesquisa realizada pela empresa Liberty Seguros, que também avaliou a situação de Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.
Segundo o levantamento, o tempo médio de deslocamento diário das pessoas para o trabalho ou ensino por aqui é de 52 minutos, enquanto nas outras cidades esse tempo gira em torno de uma hora, ou até mais que isso. Ao todo, mais de 950 pessoas que vivem em Curitiba e cidades da região metropolitana participaram da iniciativa. Para a professora Maria Luiza Marques Dias, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná, entre os aspectos que levaram a esse resultado está o planejamento urbano da capital paranaense.
Outro dado interessante é que a maioria dos entrevistados, 55%, disse que migrou para um novo meio de transporte nos últimos cinco anos. Desse volume, 56% foi do transporte público para o privado, ou seja, carro ou moto, mas 17% fez o caminho inverso: deixou o carro ou a moto para utilizar o transporte público. A professora explica que isso se deve à qualidade do modelo de transporte e urbanização da cidade, que compensa em alguma medida as falhas e o desgaste verificados ao longo dos anos.
O levantamento da Liberty Seguros mostrou também que o curitibano considera a capital paranaense menos caótica em comparação com os entrevistados nas outras cidades. Além disso, 76% das pessoas declarou que o ideal seria que Curitiba tivesse calçadas mais largas para os pedestres. A pesquisa foi realizada no mês de maio.
Leia também:
Faixa exclusiva para ônibus causa dúvidas entre motoristas de Curitiba
Prefeitura de Curitiba publica edital de licitação do metrô
Curitiba sinaliza faixa para ciclistas em avenida central