A BYD é, na atualidade, uma das maiores montadoras chinesas. Recentemente a companhia divulgou que está pretendendo investir em uma fábrica de veículos que deverá ficar situada no estado de São Paulo. Stella K Li, presidente mundial da marca, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo chegou a afirmar que a empresa já irá produzir ônibus elétricos no país em 2015.
Vale ressaltar que a fabricante se tornou conhecida pelos altos investimentos feitos em veículos elétricos. Além disso, ela é parte de um grupo que é responsável por produzir grande parte das baterias feitas de íons de lítio no mundo, que são comumente usadas em aparelhos celulares e diversos outros equipamentos.
O governo brasileiro até o momento não deu sinais de querer dar algum tipo de incentivo para a montadora. Mas isso parece ser o de menos já que a BYD afirma que também colocará na sua linha de produção um automóvel, o BYD e6, em uma segunda etapa de desenvolvimento de seus projetos. De acordo com as informações divulgadas pela companhia, o crossover em questão tem capacidade para rodar 300 km apenas com uma recarga de duas horas.
Já no que diz respeito ao ônibus, a empresa tem sua aposta voltada para o custo, bastante parecido com um de um modelo que é movido a diesel e também na sua autonomia que seria de 250 km para uma recarga de 5 horas. Um detalhe é que alguns modelos de exemplo já estão sendo testados no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Em termos monetários a empresa deverá investir no projeto algo em torno dos US$ 3 bilhões. A maior parte dessa cifra sairá dos cofres da própria empresa. Mas de qualquer maneira há alguns parceiros envolvidos na implantação do projeto.
O local exato onde a unidade de fabricação deverá ser situada ainda está sendo estudada, mas, de acordo com a presidente, a mesma deverá ficar em um município próximo do parque de fornecedores localizado no estado.
Leia também:
Em um ano, economia de carro híbrido já compensa preço maior
Pacote do governo prevê redução de impostos para carros elétricos
Com aumento da frota, país tem 1 automóvel para cada 4 habitantes