Ao invés de placas tradicionais, que orientam apenas os caminhos para automóveis, pequenos avisos guiam o pedestre em sete pontos de Joinville. Uma ação da Prefeitura? Não. O “Coletivo Diverte Inverte” decidiu estimular a caminhada tanto a pé, como de bicicleta, pregando placas de sinalização para pedestres. Os avisos mostram a direção e os minutos de distância entre os destinos de alguns espaços públicos da cidade.
As sinalizações foram colocadas, no último final de semana, em locais de grande fluxo de pessoas, como na entrada da cidade (próximo ao pórtico), no Mercado Municipal, na esquina do museu do Sambaqui, na rua 15 de Novembro, entre outros.
“Não são muitas placas, mas torcemos que a iniciativa desperte um olhar mais convidativo aos pedestres e ciclistas, uma vez que nossa cidade é desenhada para carros”, diz Thiago Marcos Nahas de Faria, um dos integrantes do grupo.
A intervenção foi inspirada no projeto “Walk Your City” (“Ande pela sua cidade”, em tradução livre do inglês), uma plataforma de sinalização implantada para pedestres na cidade estadunidense de Raleigh, no Estado da Carolina do Norte. A ação ganhou, primeiramente, os Estados Unidos, sendo replicada em várias cidades ao redor do mundo. No Brasil, a iniciativa só tinha sido organizada em Porto Alegre até o momento, fazendo de Joinville a segunda cidade do país a participar desse movimento.
O “Diverte Inverte” nasceu a partir de um grupo de amigos, que se reúnem semanalmente para conversar e pensar sobre as questões da sociedade, criando intervenções urbanas. Os amigos utilizam os espaços públicos para construir experiências, promover microtransformações e momentos de convívio.
Luciano Moraes/ND
Intervenção. Placas, como esta próxima ao Pórtico, têm atraído a atenção de curiosos
Amizade coletiva
O Coletivo Diverte Inverte já fez uma intervenção na cidade. O “Before I Die” (Antes de Morrer), em Joinville, foi uma ação que incentivava as pessoas a refletir e pensar no que querem fazer antes de morrer. Na ocasião, o coletivo ainda não tinha nome. “Era apenas um grupo de amigos interessados em promover ações sociais”, conta Farias.
Para este ano, o grupo está planejando mais duas intervenções. Uma delas envolve os pontos de ônibus da cidade, uma vez que, muito desses espaços estão depredados e esquecidos. Outra ação se dará durante a semana do Lixo Zero em Joinville, que ocorrerá em novembro.
“Essas ações são importantes porque é fácil cair na rotina do dia a dia e esquecer o que realmente importa para a nossa vida e para a sociedade”, informa o grupo.
Site walkyourcity.org/ND
Walk your city. Iniciativa que começou na cidade de Raleigh, nos Estados Unidos, tem sido replicada em todo o mundo
Brüning/Artes/ND
Leia também: