Mesmo tendo um custo menor e sendo mais confortável que os ônibus, o metrô ainda é pouco utilizado pelos teresinenses que recorrem ao transporte público para se locomover na cidade. Isso ocorre, em parte, porque seu trajeto é limitado, e atende apenas alguns bairros da zona Sul e Sudeste, além da região central de Teresina.
Ciente desta deficiência, a Câmara Municipal realizou uma audiência pública no povoado Taboca do Pau Ferrado justamente com o propósito de discutir a possibilidade de ampliação do trajeto do metrô, de maneira a atender mais cinco localidades da zona Sudeste da cidade.
Atualmente, a parada final fica no bairro Dirceu Arcoverde, e, de acordo com o vereador Antonio Aguiar (PROS), proponente da audiência, a ideia é que a linha do metrô passe a atender também o Alto da Ressurreição, Frei Damião, Todos os Santos, PSH Taboca e Taboca do Pau Ferrado, beneficiando diretamente pelo menos 13 mil teresinenses. "Essa expansão não representará custo algum para a prefeitura ou para o Estado, pois a linha férrea já existe. Basta que se faça a operacionalização necessária para aumentar o trajeto do metrô", observa o parlamentar.
Além de vereadores da capital e lideranças comunitárias da região, a audiência realizada pela CMT contou com a presença do engenheiro Antonio Sobral, representando a Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP), do secretário executivo de Planejamento de Teresina, Alípio Paiva, e do diretor de obras da Secretaria Estadual de Transportes, Oswaldo Leôncio.
De acordo com Antonio Sobral, a proposta de ampliação do trajeto do metrô foi bem recebida pela CMTP e pelos demais órgãos estaduais e municipais presentes à audiência. "Agora, nós estamos apenas aguardando a ata do encontro para tratar desse projeto diretamente com o governador Moraes Sousa Filho. Depois, vamos realizar um estudo de viabilidade para verificar os custos, o impacto e a quantidade de pessoas que serão beneficiadas", afirma Sobral.
O vereador Antonio Aguiar considera que a expansão do metrô deve gerar um custo mínimo para os cofres públicos. "Basta que sejam construídas as paradas nas cinco localidades beneficiadas. Sem esquecermos, é claro, das questões legais para que o projeto seja autorizado, tendo em vista que os trilhos pertencem à Rede Ferroviária Federal", observa o vereador.
Atualmente, o preço da passagem do metrô é de apenas 80 centavos, e o trajeto do Dirceu Arcoverde ao Centro da cidade é feito em cerca de meia hora.
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