Com o objetivo de garantir a fluidez e a segurança na mobilidade durante a realização dos jogos da Copa do Mundo na capital gaúcha, a prefeitura de Porto Alegre apresentou na manhã desta sexta-feira (23) um projeto especial de trânsito e transporte, informou a reportagem do Jornal do Brasil.
A operação, que ocorrerá nos dias 15,18,22,25 e 30 junho, datas das partidas em Porto Alegre, contará com mil funcionários da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que farão o monitoramento, organização e divulgação de informações de mobilidade urbana para os turistas e a população. Do grupo, 721 profissionais fizeram cursos de inglês ou espanhol oferecidos pela prefeitura.
Entre as ações especiais, o transporte público terá quatro linhas de ônibus especiais e a linha seletiva Aeroporto-Hotéis, ligando a chegada à capital dos pontos de hospedagem em Porto Alegre. Além disso, mais 30 linhas regulares de ônibus e dez de lotação atenderão as proximidades do estádio Beira-Rio.
Os bloqueios de trânsito acontecerão nos dias dos jogos. Serão dez vias interditadas totais ou parcialmente. Para o trajeto a pé, moradores e turistas contarão com diversas atrações culturais e serviços do projeto chamado Caminho do Gol. O sistema de bicicletas compartilhadas BikePoa também estará disponíveis aos torcedores que optarem por pedalar até o estádio.
Leia também:
Cuiabá define plano de mobilidade urbana para os dias dos jogos
Secretário diz que plano deve resolver mobilidade na Copa em Manaus
Seis de cada dez projetos prometidos para o Mundial não estão prontos