Pontos turísticos do Recife começaram a receber novas placas de sinalização para facilitar o acesso aos monumentos e regiões históricas da cidade. Até março do próximo ano, a prefeitura promete instalar 500 placas na capital. Neste domingo (29), o G1 percorreu o Bairro do Recife e encontrou peças da sinalização, que começaram a ser colocadas nas ruas na última quinta (26). Uma delas, colocada na Praça do Marco Zero, em frente ao Centro de Artesanato de Pernambuco, já foi alvo de vandalismo. A placa que conta a história do espaço foi rabiscada com uma tinta vermelha.
Placa do Marco Zero já foi rabiscada, três dias após serinstalada (Foto: Katherine Coutinho/G1)
A nova sinalização traz informações sobre os pontos turísticos em português e inglês. Placas que identificam monumentos ainda trazem texto em braile. A do Bairro do Recife ainda mostra um mapa de localização.
O funcionário público Fernando Peixoto elogiou a iniciativa, mas disse estar preocupado com depredação. “Tomara que conserve. O próprio recifense não conhece a cidade. Ano que vem, vou receber parentes de fora. Com as placas, fica mais fácil você explicar o que são os locais”, acredita.
A bancária Fabíola Correia também aprovou a nova sinalização. “A gente não tem a cultura de procurar conhecer a cidade. O turista acaba que conhece bem mais do que a gente. Eu sei um pouco mais porque fiz um passeio há pouco tempo, tinha muita coisa que não conhecia”, admite.
Placa do Parque das Esculturas tem informações em português, inglês e braile (Foto: Katherine Coutinho/G1)
As placas da Praça do Marco Zero, do Parque das Esculturas, da Associação Comercial de Pernambuco, do Santander Cultural e da antiga Bolsa de Valores trazem, além da identificação, um texto sobre a história do local. As esquinas das Avenidas Rio Branco, Marquês de Olinda e Barbosa Lima também receberam placas, mas apenas com os nomes das vias.
A funcionária pública Iracema Vilanova aproveitou o domingo para passear pelo bairro e gostou da novidade. A família colocou suas cadeiras de praia junto ao prédio da antiga Bolsa de Valores. “As pessoas chegam e não sabem de nada, facilita para conhecer os pontos turísticos. Recife tem lugares lindos que as pessoas simplesmente ignoram”, diz.
Ao todo, vinte mapas gerais vão ser instalados pela cidade, sempre em pontos estratégicos, como a Casa da Cultura, Estação Cultural do Metrô, Pátio de São Pedro, Mercado de São José, Cais da Aurora, Forte das Cinco Pontas, Parque Dona Lindu, entre outros. Além dos mapas, vão ser 150 placas de ruas, próximas a semáforos; 84 de localização, em frente a monumentos; 180 interpretativas, com tradução para inglês e braile; e 66 placas direcionais, voltadas para pedestres
Procurado pelo G1, o secretário de Turismo do Recife, Felipe Carreras, lamentou a depredação e afirmou que a placa deve ser limpa em breve. "Não tem como ter uma fiscalização permanente, vamos fazer um acompanhamento, ver como está. Se estiver algum caso de vandalismo, de gente mal educada, a gente vai ajeitar. Tanta coisa para fazer na cidade, se população não nos ajudar, não dá", afirma.
Mapa com a localização dos pontos turísticos foi colocado em frente ao Centro de Artesanato(Foto: Katherine Coutinho/G1)
Leia também: