O morador da capital paulista cidade de São Paulo que quiser criar um espaço de convivência, conhecido como parklet, tem que fazer um pedido para a subprefeitura. Ele deverá assinar um termo de compromisso de instalação, manutenção e remoção das plataformas que ampliam o espaço da calçada equipadas com bancos, floreiras, mesas, cadeiras, guarda-sóis, aparelhos de exercícios físicos ou bicicletários.
Caberá também à subprefeitura averiguar a conveniência do pedido e publicar edital destinado a tornar pública a instalação da ‘vaga verde’.
Para instalação, a proposta deverá atender às normas técnicas de acessibilidade, diretrizes estabelecidas pela Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) e pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU).
A instalação dos parklets está sujeita a algumas restrições em locais onde haja faixa exclusiva de ônibus, ciclovias ou ciclofaixas, ou em vias com limite de velocidade acima de 50 km/h.
Para mais informações, visite o site da Prefeitura. A administração municipal promete lançar um manual completo com as normas e procedimentos de instalação dos parklets.
Leia também:
São Paulo recebe projeto-piloto para avaliação de calçadas
Prefeitura de São Paulo cria 'vaga verde' na Bela Vista
Metrô de SP vai fazer nova licitação para reabrir bicicletários