A nova temporada de funcionamento do sistema de bicicletas comunitárias de Moscou será inaugurada na próxima sexta-feira (11), anunciou a prefeitura da cidade russa.
Similar ao carioca Bike Rio, o moscovita Velobike foi inaugurado apenas no ano passado. Segundo informa o jornal Diário da Rússia, o serviço foi fechado durante o inverno devido a condições climáticas desfavoráveis. Este será o seu segundo período.
O serviço pode ser acionado após a realização de um cadastro e o pagamento on-line de uma taxa de aluguel no site velobike.ru. Administrado pelo departamento de transportes da capital russa em parceria com o Banco de Moscou, o sistema conta, atualmente, com um total de 40 estações ativadas.
O morador ou turista pode retirar a bicicleta em uma das unidades e entregá-la em outra, bastando seguir as instruções de uso na tela interativa instalada em cada estação. A primeira meia hora é grátis. Depois disso, de acordo com a tabela do ano passado, é cobrado o valor de 50 rublos, o equivalente a R$ 3,26, por hora de aluguel.
A expectativa é que ainda este ano a estrutura do sistema seja ampliada para 300 estações, oferecendo até 4.500 bicicletas para o uso comunitário.
Veja também:
Moscou oferece viagem grátis no metrô por 30 flexões
Saragoça: um em cada 5 habitantes usa bicicleta para ir ao trabalho
Bicicleta, a melhor forma de se locomover na Holanda