"Fechar ruas de acesso aos estádios, criar rotas para caminhar ou pedalar, e criar um sistema emergencial de ônibus/trens para os torcedores." Esta a alternativa mais votada (52,58 %) pelos leitores do Mobilize que responderam à enquete proposta desde o fim de fevereiro até hoje, quarta-feira (2), quando foi finalizada pela nossa equipe.
A questão ia direto ao ponto: se nada foi feito para melhorar o transporte público nas 12 cidades-sede, então, agora, a dois meses e doze dias para o início do evento, o que o leitor achava que deveria ser feito?
As outras duas opções diziam: "sinalizar ruas e estações de metrô/trem com indicações dos caminhos para os jogos" ou "decretar feriado nos dias de jogos e deixar que os torcedores escolham sua forma de transporte". E receberam, respectivamente, 16,49% e 30,93% dos resultados.
Até agora, nenhum governo se pronunciou a respeito, nem apresentou um esquema para ajudar na mobilidade durante a Copa. Ou será que nossas autoridades já fizeram sua opção pela terceira alternativa? Em junho veremos.