Doze dias após o prazo contratual de entrega das obras, a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) divulgou nesta terça-feira (25) o início da construção da primeira estação para embarque e desembarque de passageiros do metrô de superfície Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Várzea Grande, cidade da região metropolitana de Cuiabá. Localizada em frente ao Aeroporto Marechal Rondon, a estrutura já teve sua fundação executada, anunciou a Secopa.
A construção de todo o projeto do VLT, licitado por R$ 1,477 bilhão para servir à demanda da Copa do Mundo em junho, já deveria estar pronta no dia 13 de março, data estabelecida no contrato assinado com o consórcio de empreiteiras responsável. Entretanto, os trabalhos atrasaram e o governo já admitiu entrega do projeto em dezembro para que a população da Grande Cuiabá venha a usufruir do novo modal de transporte somente em 2015.
Estação Aeroporto
A estação Aeroporto, na Avenida João Ponce de Arruda, é a primeira de 33 previstas no projeto original. O governo afirma que as obras da estação estão na fase de execução dos blocos e de montagem dos pilares da estrutura metálica de sustentação da cobertura. Conforme imagens de projeções artísticas da estação, a estação terá formato de arco com duas plataformas, uma para embarque e outra para desembarque, com os trilhos ao meio.
Estação Aeroporto e outras sete deverão atender passageiros do VLT no trecho de Várzea Grande. (Foto: Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande)
De acordo com o projeto, o piso da plataforma estará a 30 centímetros do nível da rua e no mesmo nível dos trilhos, para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.
A estação terá 65 metros de comprimento por 19 de largura e sete metros de altura no ponto mais elevado da cobertura.
As obras deverão dotar a estação de bilheteria, catracas, sanitários, lixeiras, assentos e piso tátil para a locomoção de deficientes visuais. A Secopa não informou se a estação será climatizada, mas anunciou que os trens do VLT terão ar refrigerado e que o tempo médio de espera do passageiro dentro do local será quatro minutos.
No canto superior da imagem, hotéis e demais construções na Avenida João Ponce de Arruda; no canto inferior direito, parte do estacionamento do Marechal Rondon. (Foto: Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande)
Estações
No eixo de 15 quilômetros entre o Aeroporto e a região do CPA, em Cuiabá, a linha do VLT deverá contar com 22 estações de embarque e desembarque. A estação Aeroporto será localizada perto do Terminal Várzea Grande, ao fim do viaduto que passa em frente ao aeroporto, onde também deve funcionar o centro de controle do metrô.
Dessa forma, serão ao todo oito estações no trecho do VLT em Várzea Grande: terminal; estação Aeroporto; Couto Magalhães (cuja obra de fundação também já foi iniciada); Shopping Fórmula; Secretaria dos Esportes; Cristo Rei; Abelardo Azevedo; FEB.
Estação terá duas plataformas, uma de cada lado, sendo uma para embarque e outra para desembarque dos passageiros. (Foto: Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande)
Leia também:
Mobilidade em Cuiabá: vamos esperar o colapso do transporte?
População de Cuiabá só vai usar VLT a partir de 2015, diz secretário da Copa
VLT de Cuiabá: governo garante ao TCE que conclui trecho até maio