Os ciclistas que passarem nesta quinta (20) pela ciclovia da marginal do rio Sorocaba, na altura do Poupatempo, receberão instruções sobre como se deslocar com segurança pela cidade e evitar acidentes – há cerca de dez dias um ciclista morreu atropelado na avenida São Paulo.
A ”Campanha para Ciclistas” será promovida pela Urbes – Trânsito e Transportes, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A ação teve início em 2013 e já foi realizada em várias avenidas da cidade.
A equipe de educação para o trânsito da Urbes estará posicionada ao lado da Estação Integrabike de bicicletas públicas.
Os ciclistas que passarem pelo local receberão uma cartilha de orientação sobre como pedalar com segurança na infraestrutura viária direcionada às bicicletas no município.
Programa
Sorocaba soma 115 km de ciclovias, que cortam a cidade de leste a oeste e de norte a sul, com predominância na zona norte da cidade.
Do total, são 112 km são para uso exclusivo de ciclistas e 3 km são de ciclofaixas (compartilhadas). Elas estão interligadas e não são segmentadas.
Sorocaba também possui 50 paraciclos (estacionamentos de bicicletas), sendo um deles no Terminal Santo Antonio (com capacidade para 60 bikes), oito módulos comerciais (quiosques), com capacidade de acoplar entre 40 e 60 bicicletas cada um.
Leia também:
Cinco exemplos brasileiros rumo a um futuro mais sustentável
São Paulo não investe o suficiente em bicicletas
Motoristas e pedestres de Sorocaba (SP) não se entendem