O projeto de interligar todo o litoral nordestino começa a tomar corpo. Na próxima segunda-feira (18), em Aracaju, a Agência Nacional de Transporte Terreste (ANTT) e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) assinarão o termo de cooperação técnica para iniciar os estudos de viabilidade do Trem do Sol. O assunto foi noticiado no blog Ponteio, do portalnoar.com, do jornalista Aluisio Lacerda.
A linha férrea ligará Salvador, na Bahia, até São Luís, no Maranhão, para a movimentação de cargas e passageiros. A ferrovia deverá ter 2,7 mil km de extensão, com estimativa de R$ 20 bilhões em investimentos.
Segundo Adonis Oliveira, coordenador geral de Políticas Regionais da Sudene, o estudo irá expor toda viabilidade técnica, econômica e ambiental do projeto, o custo no transporte de passageiros e cargos.
“É a assinatura do acordo para o desenvolvimento do projeto. É um projeto para cinco, dez anos. Tem muito chão pela frente”, declarou Oliveira.
Serão apontados no estudo qual o órgão que irá gerir o empreendimento, se haverá parcerias com empresas internacionais, que já implantaram este tipo de projeto na Espanha, por exemplo.
A prioridade é no transporte de passageiros entre os estados da região Nordeste e “no período ocioso faria o transporte de cargas para otimizar”. De acordo com Adonis Oliveira, no transporte de passageiros seria atingida a velocidade média de 200 quilômetros por hora (Km/h) e com cargas 40 a 50 Km/h.
Com a conclusão desse estudo, será feito um projeto de detalhamento da obra e a liberação dos recursos, e como este será feito.
Se concretizado, este será o projeto de linha de ferrovia ligando todo o litoral dos nove estados nordestinos.
Leia também:
Brasil planeja licitar trem de alta velocidade entre 2014 e 2015
Trem Regional: Definida data da audiência pública em Bento Gonçalves-RS
Edital do trem SP-Campinas sai no 1º semestre de 2014