A demora de passagem do ônibus é a reclamação com maior número entre os passageiros de São Paulo. De acordo com dados da SPTrans que foram publicados pelo UOL, uma a cada três queixas feitas pelos passageiros no ano passado é relacionada ao intervalo entre um ônibus e outro. A SPTrans recebeu 39.766 queixas –33,12% do total– de usuários que relataram esperar muito tempo no ponto de ônibus.
No total foram 120.058 reclamações feitas pelos usuários ao longo de 2013. Em segundo lugar aparece a atitude inadequada de motoristas de não atender o pedido de embarque ou desembarque, com 24.257 queixas (20,20%).
Já em terceiro lugar, aparece os motoristas que conduzem o veículo de maneira perigosa, com 12.583 pessoas (10,48% do total).
Estão no ranking a superlotação, atraso do tempo de viagem por parte do motorista, desrespeito, mudança de itinerário e não cumprimento dos horários de partida, totalizando 10 principais itens. No entanto, a insatisfação caiu. A quantidade de queixas em 2013 é quase 15% menor se comparado ao ano anterior, quando passageiros fizeram 141.200 queixas.
A gerenciado do transporte paulistano afirma que a redução é “reflexo de programas desenvolvidos pela SPTrans junto às concessionárias e permissionárias do sistema para zelar pela boa qualidade dos serviços prestados, priorizando eficiência, rapidez, conforto e a segurança dos usuários do transporte coletivo”.
O passageiro pode e deve denunciar os abusos através do site da SPTrans, ou pelo telefone 156.
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