Mais de 300 ciclistas participaram do movimento 'Pedalar para Respirar', que aconteceu na manhã deste domingo (25), em Vitória. O evento chamou atenção dos capixabas e das autoridades para os meios de transporte alternativos, que não poluem o meio ambiente, e para a construção de ciclovias interligadas na cidade. Durante o percurso, alguns participantes usaram máscaras cirúrgicas, em protesto à poluição do ar.
Eles saíram do Píer de Iemanjá, na praia de Camburi e foram até a altura da avenida Adalberto Simão Nader. Na volta, eles pararam na metade da praia, nas proximidades de Jardim da Penha. “O objetivo do Pedalar para Respirar foi sensibilizar os cidadãos a utilizarem meios de transporte menos poluentes. Além disso, cobrar das autoridades a construção e a interligação de ciclovias, tornando o uso de bicicletas mais seguro”, comentou Renzo Nogueira, um dos organizadores do evento.
A prefeitura de Vitória diz que as vias que passam por obras estão sendo contempladas com ciclovias, como aconteceu na avenida Fernando Ferrari e na orla de Camburi. Existe a previsão de ciclovia para a avenida Leitão da Silva.