As obras da ciclovia 'Boulevard', que deve ligar as zonas sul e oeste de Manaus, tiveram início na manhã desta quarta-feira (5), na capital do Amazonas.
A ciclovia compreende um trecho de 14,6 km exclusivo para ciclistas, informa a prefeitura. O trajeto, que começa na avenida Duque de Caxias e termina na Ponta Negra, deve ser dividido em ciclovias, áreas compartilhadas e ciclofaixas. Obras serão realizadas nas avenidas Boulevard Álvaro Maia, Brasil e Coronel Teixeira.
A primeira fase das obras deve ser entregue em 90 dias, anuncia a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).
As obras da ciclovia tiveram início na avenida Duque de Caxias, na zona sul. De acordo com o diretor de Obras Públicas da Seminf, Antônio Nelson Junior, este será o primeiro trecho dos 80 km que devem ser instalados na capital, até o término da gestão do prefeito Artur Virgílio, em 2016. Para ele, além de ter a função desportiva, as ciclovias e ciclofaixas devem melhorar a mobilidade urbana de Manaus.
Além da ciclovia, a prefeitura diz que também está prevista a reforma de calçadas, meios-fios e o asfaltamento em toda a extensão das vias que receberão os trechos especiais para ciclistas. O diretor acrescentou ainda que um plano de construção deve reformar a Marina do Davi, na zona oeste, onde o trajeto de ciclovias chegará ao fim.

Perspectiva artística da ciclovia Boulevard, em Manaus (Divulgação / Implurb)
Leia também:
'Não preocupa', diz secretário-geral da Fifa sobre mobilidade urbana em Manaus
Prefeitura de Manaus dá início à construção de ciclovia
Dilma anuncia mais R$ 420 milhões em mobilidade urbana para o Amazonas