Ciclistas que usaram a ciclofaixa entre o Tancredão e a orla de Camburi sofreram com a alteração do trânsito no Centro de Vitória para o carnaval e a falta de informação. Acostumados a ter a faixa exclusiva para bicicletas, de 7h às 15h, os usuários tiveram que dividir a pista com os carros e reclamaram do perigo. Prefeitura disse que a via não vai funcionar durante o carnaval.
A ciclista Detinha Son juntou uma turma para ir ao carnaval de blocos do Centro de Vitória, mas teve dificuldade para chegar. “Infelizmente a prefeitura não avisou que hoje a ciclofaixa não estaria funcionando. A gente organizou uma galera para ir ao bloco do Regional da Nair, valorizar o Centro de Vitória, mas está sendo difícil chegar. Nós fomos pegos de surpresa pela prefeitura. Sempre queremos dar valor à bicicleta, ao carnaval, à mobilidade”, disse.
Ciclista Detinha Son juntou uma turma para ir ao carnaval de blocos (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Outro ciclista que passou dificuldades para chegar ao Centro de Vitória foi Rafael Darrouy. Ele comentou que foi complicado trafegar entre os carros neste domingo de carnaval. “Os motoristas estão guiando em cima da ciclofaixa e, nas curvas, o perigo aumenta. Tentamos sinalizar, mas é perigoso”, relatou.
Desde que a ciclofaixa foi implantada, todo domingo e feriado a Prefeitura de Vitória sinaliza com cones a área reservada para os ciclistas. Alguns cones foram encontrados apenas no Centro de Vitória, onde o trânsito foi alterado por causa do carnaval. Em determinados trechos, os cones levavam os motoristas justamente para a ciclofaixa.
A Prefeitura de Vitória informou que “a grande demanda por modificações no trânsito durante o domingo de carnaval na cidade provocou a alteração, que já foi corrigida, para a sinalização adequada e segurança futura da ciclofaixa de domingos e feriados”.
Leia também:
Projeto que ensina pessoas a andarem de bicicleta chega a Vitória
Ônibus para bicicletas circulam no ES e ciclistas apontam problemas
Implantação de Ciclofaixas no Centro de Vitória será discutida