Porto Alegre deve receber mais 30 km de ciclovias até o final deste ano, atingindo um total de 50 km.
A previsão da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) é de que, ainda no primeiro semestre, todas as estações do BikePoa, serviço de empréstimo que hoje disponibiliza 380 bicicletas pela cidade, estejam interligadas pelas vias exclusivas para ciclistas.
Uma das maiores da Capital, hoje com 2,8 km concluídos, entre a Rua Silva Só e a Avenida Edvaldo Pereira Paiva, a ciclovia da Avenida Ipiranga deve ter um total de 9,4 km, alcançando a Avenida Antônio de Carvalho. A previsão da EPTC é atingir pelo menos a Avenida Doutor Salvador França até dezembro. Outros trechos a serem construídos estão nos arredores do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na Rua Voluntários da Pátria e nas avenidas Loureiro da Silva e Tronco.
Daqui para a frente, deve ser antecipado e intensificado o contato com as comunidades impactadas pelas mudanças no trânsito. Cada etapa de implantação envolve reuniões com moradores e comerciantes da região para apresentação dos projetos e esclarecimento. De acordo com Antônio Vigna, gerente de Projetos e Estudos de Mobilidade da EPTC, há resistência porque a cidade está na fase inicial de um processo de grande mudança.
"É uma revolução na mobilidade. Porto Alegre é uma cidade muito crítica. Vai causar dor", afirma Vigna.
Com avanço das obras, haverá maior aceitação, estima EPTC
A expectativa do gerente é de que, com o avanço das obras e uma estrutura cada vez mais interligada, a aceitação da população aumente. Pelo BikePoa, 400 mil viagens já foram feitas desde setembro de 2012. Hoje existem 100 mil usuários habilitados a utilizar 38 estações de bicicletas.
"Nosso trunfo é que, a partir de agora, temos uma estrutura mínima. Precisamos que os ciclistas a usem. Antes as críticas eram: 'Isso liga nada a coisa nenhuma'. Agora começa a fazer sentido, a paisagem está diferente."
A reportagem tentou confirmar com a EPTC qual será o investimento e como será feito, mas o responsável não foi encontrado.
Bike Poa
— 400 mil viagens foram feitas pelas ruas de Porto Alegre desde setembro de 2012, quando o sistema de empréstimo de bicicletas foi implantado
— 100 mil usuários estão cadastrados no programa
— Há 38 estações com 380 bicicletas espalhadas pela cidade
— As próximas estações serão instaladas junto ao Shopping Total, até o final de março
— Nas proximidades do Estádio Beira-Rio, a implementação depende do andamento das obras para a Copa do Mundo
Confira a avaliação das vias cicláveis da Capital realizada em janeiro
Leia também:
Porto Alegre terá R$ 424 mi para obras de mobilidade
Confira a avaliação das ciclovias e ciclofaixas de Porto Alegre
Mobilidade recebe menos dinheiro que os estádios da Copa