O arquiteto e urbanista Manoel Messias é uma das cabeças pensantes dos projetos de mobilidade urbana de Maceió. Já integrou a CBTU, o governo do Estado e hoje está à frente da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla).
Messias explica que todo o esforço para desatar o nó cego do trânsito deve se concentrar na implantação de uma rede integrada de três grandes eixos de transporte coletivo.
O primeiro (e principal) é o corredor das avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima com a implantação do VLT elétrico. O segundo eixo é a Avenida Menino Marcelo (antiga Via Expressa) com o BRT ramificando-se pelo Barro Duro, Rotary, Feitosa, Jacintinho e Cruz das Almas. Já o terceiro é a atual linha do VLT a diesel, seguindo de Rio Largo pela orla lagunar, Centro e Jaraguá até o shopping de Mangabeiras.
“No início da gestão, nós começamos a desenhar uma rede que pudesse articular os principais corredores, imaginando pontos de conexão e de obras de arte (viadutos, passagens de nível) para agilizar a autonomia e a velocidade do transporte público”, informa o secretário de planejamento, com uma ressalva: “Se você tem um VLT ou BRT todo seccionado (por cruzamentos e paradas em sinais) não adianta, não adquire velocidade”.
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