Um modelo de ônibus elétrico está exposto em Palmas, no Tocantins. Até a próxima terça-feira (25), o Eco-ônibus K-9 da empresa chinesa BYD fará, no total, seis percursos na capital. O objetivo é fazer testes com o ônibus e apresentá-lo à população.
O primeiro percurso aconteceu na manhã deste sábado (22). O veículo não tem câmbio e por não emitir gases, é considerado sustentável. Tem 95% menos ruído e é climatizado.
O ônibus saiu da estação Apinajé, região central de Palmas, e foi até a estação Krahô, região sul da capital. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, estava programado para o ônibus transportar professores da rede pública municipal, mas a comunidade também participou do passeio.
De acordo com o secretário de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte, Cristian Zini, o município recebeu a solicitação da empresa para apresentar a tecnologia após a divulgação do projeto do BRT (Bus Rapid Transit, sistema que irá integrar as regiões norte e sul de Palmas) pela prefeitura da capital. No último dia 20 de fevereiro, o município publicou um decreto convidando as empresas para apresentar opções. Ainda segundo Zini, o município tem interesse de implantar veículos elétricos na capital.
"Tem ônibus rodando nos Estados Unidos, México, Inglaterra e na Colômbia", ressaltou a representante da empresa Larissa Peng. No Brasil, o modelo foi apresentado também em Salvador e no Rio de Janeiro. O ônibus tem capacidade para carregar 27 pessoas sentadas e 57 em pé. Tem uma vaga para cadeirante e roda em torno de 300 km por dia. A carga elétrica dura até 6h por isso seria econômico, segundo a prefeitura, e compensaria o preço, que é de R$ 600 mil a unidade.
Ao todo serão realizados seis passeios com percursos diferentes. Estão sendo programados passeios com líderes comunitários, crianças, vereadores e deficientes físicos. Mas, segundo a assessoria de comunicação, a comunidade pode participar respeitando o limite de lotação do veículo.
Segundo a Prefeitura de Palmas, a empresa pediu para expor o modelo de ônibus elétrico em Palmas(Foto: Divulgação/Ascom Prefeitura Palmas)
Leia também: