"Dê espaço para bicicleta” é a nova campanha do jornal curitibano Gazeta do Povo, que quer estimular os cidadãos a intervir, de forma positiva, na realidade social. A campanha integra as diferentes plataformas do jornal para motivar pessoas, grupos e instituições a realizarem tarefas simples, que possam provocar mudanças culturais na sociedade.
"Dê espaço para bicicleta” faz um convite às pessoas para que elas dêem mais espaço à bicicleta no seu dia a dia. A campanha está presente inclusive no III Fórum Mundial da Bicicleta (FMB), que ocorre até domingo em Curitiba. Durante o evento, o jornal vem fazendo a distribuição de adesivos da nova campanha, além de publicar anúncios com dicas e orientações práticas.
Assinadas pela The Getz, as peças incentivam as pessoas a “pegarem uma carona” de bicicleta. O vídeo literalmente convida pedestres a participarem da iniciativa e traz depoimentos de quem aceitou andar de bicicleta pela cidade. Os anúncios e materiais digitais seguem uma linha gráfica colorida, com ilustrações. A campanha pode ser conferida nos veículos do grupo editorial (GRPCOM) até o final de fevereiro.
O diretor de Marketing da Gazeta Jornais, Axeu Beluca, lembra que o apoio e envolvimento com essa temática vêm desde o ano passado, quando a campanha Política Cidadã enfatizou a comunicação com o público jovem, transmitindo a mensagem de que as atitudes do dia a dia também representam uma forma de fazer política. “Um dos assuntos abordados foi o uso da bicicleta para melhorar a mobilidade na cidade”, conta. Além disso, a Gazeta do Povo também apoiou a Musicletada, festival que reuniu shows e atividades gratuitas voltadas à sensibilização da população sobre mobilidade e desenvolvimento sustentável, em setembro de 2013.
Leia também:
III Fórum Mundial da Bicicleta
Projeto da 'Lei da Bicicleta' entra em debate em Curitiba
Paranaguá tem duas bicicletas para cada carro