Parte das obras de mobilidade urbana de Fortaleza não estará pronta para a Copa do Mundo, entre junho e julho deste ano, reconheceu o ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro, nesta segunda-feira (27), em visita à capital cearense. O ministro tentou amenizar o quadro de atraso de obras em Fortaleza e disse que as melhorias urbanas serviriam para população não apenas durante o evento.
“Nós temos algumas dessas obras que não estarão prontas para o evento, mas quero colocar aqui que esses investimentos são investimentos para a sociedade. O povo de Fortaleza, o povo do Ceará, que irá utilizar essas obras. Não será para o evento. Elas vão também reforçar o evento”, disse o ministro.
Entre as obras de mobilidade urbana em Fortaleza feitas para a Copa estão Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) Parangaba-Mucuripe, estações do VLT, e obras de melhoria nas avenidas Alberto Craveiro, Paulino Rocha, Via Expressa e Raul Barbosa e rotatória do Castelão. As obras estão entre 5% e 97% de andamento.
Além das obras de mobilidade, a obras de melhoria do Porto do Mucuripe e do Aeroporto de Fortaleza, Pinto Martins, estão atrasadas. Na semana passada, a Infraero informou que o Aeroporto de Fortaleza não estaria pronto até a Copa e receberia um "puxadinho" de R$ 3,5 milhões para receber passageiros durante o evento.
Obras de mobilidade urbana
Daniel Lustosa, coordenador de Infraestrutura e Mobilidade da Secretaria Extraordinária da Copa de Fortaleza (Secopafor), afirma que as obras estão "dentro do previsto" e devem ser iniciadas até janeiro de 2014. "É uma obra mais rápida, tem uma estrutura pré-moldada", complementa.
Segundo a Secopafor, serão 7 km de extensão incluindo o viaduto e o eixo que passa pela Via Expressa e Avenida Raul Barbosa. O investimento estimado é de R$ 145,27 milhões.
Além dos acessos, estão em andamento em Fortaleza quatro projetos de BRT, nas avenidas Dedé Brasil, Paulino Rocha, Alberto Craveiro e Raul Barbosa, que totalizam 20 km de extensão.
Na Alberto Craveiro, a obra foi iniciada em agosto de 2012 e está prevista para terminar em fevereiro de 2014. O investimento é de R$ 22,88 milhões e foram necessárias 144 desapropriações para construir os 3 km de extensão do BRT.
Até 5 de dezembro, haviam sido concluídos o sistema viário desde a ponte do Rio Martinho à Arena Castelão, restando ainda canteiro central e calçadas.
Na Avenida Paulino Rocha, a implantação foi iniciada em setembro de 2012, e a previsão é que o BRT fique pronto em fevereiro de 2014, após a desapropriação de 44 imóveis e um investimento estimado em R$ 33,81 milhões. O terceiro BRT é construído na Avenida Dedé Brasil. Até quinta-feira (5), a obra tinha 9,11% de andamento.
Ao longo da Via Expressa, a Prefeitura de Fortaleza dá encaminhamento à construção de quatro túneis. O primeiro na Avenida Santos Dumont sob a Via Expressa, orçado em R$ 14,8 milhões, com 20% das obras iniciadas; e o segundo na Avenida Padre Antônio Tomaz, com R$ 11 milhões investidos e 27% das obras de drenagem concluídas.
O terceiro túnel será um longitudinal sob a Via Expressa, entre as Avenidas Santos Dumont e Padre Antônio Tomaz. O investimento previsto é de R$ 18 milhões. E o quarto fica na Avenida Alberto Sá, que deve custar R$ 20,9 milhões. A previsão é que todos fiquem prontos até maio de 2014, semanas antes do início dos jogos.
Leia também:
A difícil mobilidade urbana de Fortaleza
Mobilidade humana - Como caminha Fortaleza
Frota de veículos já é maior que toda a malha viária de Fortaleza