Em SP, Linha 6-Laranja do metrô tem contrato assinado

Ao que tudo indica, as declarações sobre a expansão da rede metroviária de São Paulo estão sendo confirmadas

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Fonte: Gazeta Virtual  |  Autor: Sergio Murilo Mendes  |  Postado em: 27 de janeiro de 2014

Futura estação Vila Cardoso da linha Laranja

Futura estação Vila Cardoso da linha Laranja

créditos: Divulgação

 

Em outubro de 2013 o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse em entrevista à Gazeta Virtual que a estação Anália Franco do Metrô servirá de ramal entre a futura Linha 6-Laranja e a Linha 2-Verde, esta última já com o seu projeto concluído e que seguirá, via metrô convencional, da Vila Prudente até a Dutra, em Guarulhos.

 

“É um ramal muito importante. As duas linhas são necessárias. Principalmente para desafogar a Linha 3-Vermelha, que está muito lotada. Neste momento, a extensão da Linha 2-Verde, entre a Vila Prudente e a Vila Formosa, é prioridade”, frisou o secretário à época, que também sinalizou que os trâmites legais para o início da primeira fase da obra seriam concluídos até o fim daquele ano.


Contrato

No dia 18 de dezembro, o governador Geraldo Alckmin assinou o contrato de Concessão Patrocinada de PPP (Parceria-Público-Privada) da Linha 6-Laranja, acompanhado de Jurandir Fernandes e do diretor-presidente do Metrô, Luiz Antonio Carvalho Pacheco.

 

O Consórcio Move São Paulo, vencedor da licitação para este primeiro trecho, é formado pelos grupos Odebrecht, Queiroz Galvão, UTC Participações e pelo Fundo Eco Realty. O contrato é de 25 anos de vigência, sendo seis para implantação da linha e 19 para operação e manutenção (incluindo o pátio de manobra, aquisição de sistemas operacionais e a compra de uma frota de 23 trens).


Fase 1

As obras da primeira fase devem ter início este ano com intervenções entre a Vila Brasilândia, na Zona Norte, até a região central, na estação São Joaquim (Linha 1-Azul). A Linha 6-Laranja também contará com integração com as linhas 7 e 8 da CPTM, na futura estação Água Branca; e na Linha 4, na futura estação Higienópolis-Mackenzie.


Em estudo

A segunda fase prevê que o projeto se estenda até a Cidade Líder, com mais 14,5 quilômetros e 13 estações: Aclimação, Largo Cambuci, Alberto Lion, São Carlos, Parque da Mooca, Vila Bertioga, Vila Canero, Anália Franco, Montemagno, Renata, João XXIII, Vila Antonieta e Cidade Líder.

 

A assessoria de imprensa do Metrô evita falar sobre a expansão da Linha 6-Laranja até a Zona Leste e não confirma oficialmente nada a respeito. Isso porque a extensão ainda faz parte de um estudo e porque os trabalhos estão concentrados na etapa atual dos trabalhos.


Declarações

Mas declarações anteriores do Metrô citam o novo trecho. Principalmente quando o assunto são as interligações com a Linha 2-Verde, que seguirá entre a Vila Prudente e a Dutra, com 12 estações: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire e Dutra.

 

A previsão é que sejam feitas interligações com a Linha 3-Vermelha do Metrô, na estação Penha, com a futura Linha 6-Laranja de Metrô (na estação Anália Franco), e também com três linhas da CPTM: 11-Coral, na estação Penha, 12-Safira e a futura 13-Jade, na estação Tiquatira.

 

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