O grupo “Linha 3 Eu quero!”, que se articula em prol da implantação do transporte ferroviário em São Gonçalo, já retomou as atividades. Em reunião realizada na última quarta-feira (15), os integrantes decidiram agendar uma nova reunião com representantes do Governo do Estado para acompanhar o processo de execução das obras.
“Ter as autoridades aqui anunciando a obra foi um saldo positivo para a mobilização, mas o objetivo ainda não está concretizado. Queremos marcar este encontro com o vice-governador (Luiz Fernando Pezão) no início de fevereiro, para dar respostas à população quanto ao andamento dos trâmites do projeto”, explicou o vereador Diego São Paio (PRP), um dos integrantes do grupo.
De acordo com a Secretaria Estadual de Obras, o processo da Linha 3 segue dentro do cronograma, cujas obras estão previstas para começar no primeiro trimestre de 2014.
Mesmo antes do processo licitatório ser divulgado, o município se organiza para receber as obras. A Prefeitura já realizou duas operações de demolições de imóveis irregulares no Jardim Catarina, em área próxima à linha do trem desativada, por onde passarão os trilhos do metrô. De julho a dezembro, mais de 60 construções foram removidas, entre estabelecimentos comerciais e residências.
Projeto
A Linha 3 vai ligar Niterói e São Gonçalo por meio de 14 estações em um trecho de 22 quilômetros. Estima-se que 70% dos usuários do metrô terão como destino o Rio de Janeiro, utilizando a estação das barcas da Praça Araribóia.
Leia também:
Niterói e São Gonçalo terão ônibus do sistema BRT
RJ Linha 3: obras do metrô entre Niterói e São Gonçalo devem começar em janeiro
RJ: 'A Linha 3 é prioridade do governador para São Gonçalo'