O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, apresentou na última quinta-feira (26) durante uma audiência pública, o projeto da segunda fase do BRT. A superintendente de mobilidade urbana, Maisa Tobias, e o secretario de urbanismo, Adinaldo Oliveira, também participaram do encontro com representantes de comunidades por onde o projeto do BRT vai passar. Os representantes tiveram espaço para fazer perguntas aos secretários e ao prefeito e apresentar reclamações.
Durante a audiência pública, o prefeito apresentou o projeto da segunda etapa do BRT, que vai da avenida Augusto Montenegro até a entrada de Icoaraci. Zenaldo Coutinho afirmou que a previsão de início das obras é para abril de 2014. “O projeto da Augusto Montenegro vai mexer com drenagem, nós temos muitas vias que têm problema de drenagem, a gente vai ter uma intervenção junto com a rodovia Mário Covas e a avenida Centenário que vai precisar também de túnel, de elevado, ou seja, é uma obra que possui novos conceitos”, afirma.
O prefeito explica ainda como serão os terminais ao longo dos 13 km do novo trecho do BRT. “Terão três terminais ao longo da Augusto Montenegro, teremos um na Maracacuera, o terminal do Tapanã e o terminal do Mangueirão. Além dos terminais, terão 18 estações. Esse é um projeto diferente que precisa ouvir a comunidade e por isso estamos fazendo a audiência pública”, conta o prefeito de Belém.
A superintendente de mobilidade urbana, Maisa Tobias, explica que a participação da população é importante para a elaboração do projeto. “Após a audiência pública nós entraremos na parte preparatória da licitação com as contribuições deste dia para melhorar a proposta de projeto que a gente tem e com isso a população também se engaja na proposta de construção e elaboração desse sistema integrado”, disse.
Na noite da última quinta-feira (26), houve mais uma interdição no trânsito do Entroncamento e o resultado foi muita lentidão no local. O túnel de entrada da cidade ficou interditado desde as 22h até 5h desta sexta-feira (27). A prefeitura realizou obras na rede de água e esgoto que passam por baixo do BRT. As obras do BRT começaram em janeiro de 2012 e a primeira etapa do projeto, que vai do bairro de São Braz ao Entroncamento, está prevista para ser inaugurada no dia 12 de janeiro de 2014, no aniversário de Belém.
Leia também:
Crianças recebem bicicletas para comparecer à escola, em Belém
População denuncia a precariedade das calçadas de Belém
Estudantes criam site que fornece rota dos ônibus em Belém