Os vereadores de Teresina querem saber como está a estrutura do metrô da capital. No início do ano, o governo do estado anunciou mais vagões e novas estações, mas pouca coisa mudou até o momento. E por conta disso, os parlamentares farão uma audiência pública nesta quarta-feira (4) para discutir os problemas deste transporte.
O elevador e a escada rolante da estação do metrô que fica no Shopping da Cidade estão quebrados. Para ter acesso à plataforma de embarque, os usuários precisam subir vários degraus. A dona de casa Antônia Mara reclama da estrutura do local e diz que embarcar no metrô é muito difícil, principalmente para os idosos.
Na locomotiva as paredes estão pichadas e os aparelhos de ar condicionado são mero artigos de decoração já que estão sem funcionar há meses . A equipe de reportagem também flagrou pessoas próximas às porta do metrô que ficam abertas durante o percurso. A medida visa diminuir o calor dentro dos vagões, isso porque o ar- condicionado não funcionam. A estudante Bruna Santos usa o transporte duas vezes por semana e afirma que fica próxima da porta mesmo sabendo do risco porque não aguenta o calor.
Outro problema é a falta de acessibilidade, pois há uma distância entre as portas e as plataformas de embarque e isso coloca em risco quem utiliza cadeiras de rodas.
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Metrô sai dos trilhos em ponte |
Do lado de fora do metrô há muito lixo na linha férrea, o que pode causar descarrilamento. Este tipo de acidente já aconteceu quatro vezes em Teresina, uma delas em cima de uma ponte deixando os passageiros em pânico.
O metrô foi ampliando há dois anos e meio para que atendesse a 30 mil pessoas por dia, no entanto, o público diário do transporte é de apenas oito mil pessoas. Para alguns passageiros, a única vantagem em utilizar o metrô é o preço cobrado pela passagem que é de R$ 0,80.
O vereador Samuel Silveira é um dos autores de uma proposta de audiência pública que cobrará mudanças. " Muito se fala sobre os problemas dos ônibus, mas se esquece da problemática do metrô. É preciso mais investimento porque este transporte pode ser rápido, eficiente e mais barato se comparado com a passagem do ônibus”, disse.
Apesar dos problemas apresentados na reportagem, há placas falando sobre a modernização do serviço e reforma das estações do metrô no ponto final, localizada no bairro Dirceu Arcoverde. Os recursos somam mais de R$ 5 milhões. O que ainda existe são obras de construção de novas estações que estão inacabadas e com pichações.
O diretor da companhia metropolitana de transporte Marcos Silva, disse que o governo está investimento na melhoria das estações e que há verba assegurada para reforma dos trens e compras de novos vagões. Sobre a limpeza da linha férrea, a empresa afirmou que fez um convênio com a prefeitura de Teresina para a execução dos serviços.
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