No Palácio de Governo, Evo Morales lançou a convocação para os profissionais e técnicos que operarão o teleférico de La Paz e assegurou que os estudos preliminares para a construção do metrô em outras cidades do país estão bem adiantados.
"Uma vez construído o teleférico, o que vem são os metrôs para outras cidades", destacou o presidente, que recordou que este tipo de transporte não é viável para a capital devido à localização da mesma nas encostas das montanhas.
Evo não revelou os locais onde serão construídas estas linhas, mas pela quantidade de habitantes e importância, deixou entrever que poderia ser em Santa Cruz e Cochabamba, e inclusive em El Alto.
Santa Cruz, a mais populosa cidade do país, com mais de dois milhões de habitantes em sua área urbana, está localizada em uma zona plana, assim como Cochabamba, assentada em um vale, e El Alto, na zona altiplana, vizinha a La Paz.
O teleférico terá três linhas, que permitirão o transporte de até 18 mil pessoas por hora nos momentos de maior demanda e 100 mil por dia.
O teleférico, que terá um custo de US$ 234 bilhões e contará com 427 cabines.