Os ciclistas de São Paulo ganharam na semana passada um espaço para manutenção gratuita de suas bikes. Foi instalada uma torre com calibrador e outras ferramentas para ajuste e conserto de bicicletas na praça localizada no cruzamento entre a avenida Hélio Pellegrino e a rua Nova Cidade, na Vila Olímpia (zona oeste).
O espaço funciona como uma espécie de oficina mecânica “self-service” para os ciclistas, que também conta com paraciclo –estacionamento para as bikes. Inicialmente, o equipamento estará disponível apenas aos finais de semana, das 8h às 18h.
“Nosso objetivo é disponibilizar, em pouco tempo, este serviço para todos os dias da semana”, diz Alexandre Frankel, idealizador da Bike Point, inspirado em cidades norte-americanas e europeias, que já disponibilizam ferramentas para seus ciclistas.
Aos domingos haverá uma pessoa no local orientando e auxiliando os ciclistas em como usar as ferramentas, caso se deparem, por exemplo, com um pneu furado.
O espaço é mantido pela incorporadora Vitacon, que possui autorização da prefeitura, pelo programa “Adote uma praça”, para instalar o equipamento no local.
Na opinião do analista de tecnologia Rodrigo Vicentin, 34, que usa sua bicicleta para ir ao trabalho três vezes por semana, a iniciativa é válida. “Falta muito investimento em infraestrutura na cidade para quem anda de bike”, diz.
Leia também:
Governador de São Paulo não dá certeza se Metrô e CPTM vão aderir ao bilhete único mensal
Em São Paulo, velocidade dos coletivos aumenta 48%
Consórcio Move São Paulo é único consórcio que entregou proposta para metrô