A capital paranaense será palco do maior fórum voltado para a ciclomobilidade e cicloativismo no Brasil, já em sua terceira edição. O Fórum Mundial da Bicicleta acontecerá de 13 a 16 de fevereiro de 2014 e tem como objetivo contribuir para a construção de cidades mais humanas, tendo como conceito “A Cidade em Equilíbrio”, e propondo conversas com jovens, professores, arquitetos e ativistas do mundo todo.
A campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) continua até o dia 3 de novembro.
Histórico
Esta será a primeira edição do FMB fora de Porto Alegre. O evento nasceu na capital gaúcha em 2012 como forma de marcar um ano da tentativa de assassinato em massa praticada pelo bancário Ricardo Neis em 2011, quando ele avançou com seu automóvel, propositalmente, sobre centenas de pessoas que pedalavam durante a Massa Crítica de Porto Alegre.
De acordo com o site oficial do fórum, "a partir de 2015 o evento será itinerante e deverá rodar o mundo".
Cultura da bicicleta
O Fórum Mundial da Bicicleta é um espaço privilegiado para a discussão, entendimento e consolidação da cultura da bicicleta no país. Com a troca de experiências e informações entre pessoas de outras cidades e também de outros lugares do mundo, é possível desenvolver, ao longo do tempo, um conjunto de referências e ideias que nos ajudam a criar um ambiente cada vez mais propício à ocupação da cidade pelas pessoas.
Para acompanhar e participar da organização que acontece através apenas de pessoas físicas, sem divulgação de patrocinadores, acesse: Fórum Mundial da Bicicleta (FMB).
Leia também:
Projeto da 'Lei da Bicicleta' entra em debate em Curitiba
Pioneira em ciclovias, Curitiba fica para trás; prefeitura diz que 'falta interesse'
Temos um plano B, de Bicicleta