Se a população do Recife reclama do trânsito hoje, imagine em 2040, quando a frota de veículos deverá triplicar em relação ao atual volume, devendo alcançar a marca de 2,4 milhões de carros, praticamente um carro para cada dois habitantes.
Este é o resultado de um estudo encomendado pelo Sinaenco (Sindicato de Arquitetura e Engenharia) e que será apresentado para discussão na tarde de hoje, no seminário “De olho no Futuro: Como estará Recife nos próximos 25 anos?”, que reunirá além do prefeito Geraldo Júlio, acadêmicos, arquitetos, urbanistas, engenheiros e autoridades no JCPM, no bairro do Pina.
A mobilidade urbana foi apontada como o maior problema de infraestrutura da cidade para 65% dos entrevistados em um levantamento realizado pelo Sinaenco. Para Michelle Pessôa, presidente do Sinaenco PE, somente com um planejamento de longo prazo é que será possível inverter esta curva no crescimento da frota de automóveis. “A única saída para evitarmos o colapso no trânsito da cidade é investir em diversos modais de transportes que privilegiem o transporte público, como Metrô, VLT, BRT, dentre outros”, destaca Michelle.
Fonte: Sinaenco
Leia também:
Paraíba e Pernambuco projetam trem regional
Bairro Legal notifica cinco mil carros na Zona Sul do Recife
A imobilidade urbana no Brasil está com os dias contados?