Com o crescimento das cidades, a busca por áreas verdes e públicas nas metrópoles tornou-se um grande desafio para o poder público e cidadãos. São diferentes iniciativas que pretendem melhorar a vida da população, como jardins verticais, tetos verdes, hortas e florestas urbanas, entre outros.
Em 2007, o arquiteto John Bela, do Rebar Group, coletivo de arte e design, desenvolveu o Parkcycle Swarm. Trata-se de um jardim ou parque que é construído sobre uma bicicleta. Com o conceito, as pessoas podem construir o seu próprio espaço público, compartilhá-lo e ainda levá-lo para onde quiser.
O Parkcycle Swarm já passou por São Francisco (EUA) e Copenhague (Dinamarca). Sua nova versão, que é mais fácil de ser instalada (e tem até um manual disponível para quem quiser construir a sua versão) acabou de tornar-se sucesso em Baku, Azerbaijão.
John Bela declarou que o Brasil pode ser o próximo destino da experiência. Pois os idealizadores pretendem levar o projeto para cidades menos amigáveis com as bicicletas e que sofrem com a falta de espaço público.
Ele também lembram que o objetivo do projeto não é substituir os investimentos em espaços públicos, que devem ser feitos pelas prefeituras e governos, mas criar um questionamento sobre o uso das cidades e também levar diversão e um pouco de verde para locais inesperados.
Texto reproduzido originalmente no site Pedal.com.br
Leia também:
Bilhete deixado para ladrão faz ele devolver bicicleta roubada
Sistema permite alugar uma bike e deixá-la em qualquer lugar
Bike alemã pode ser pedalada com os pés e mãos