Enquanto a ciclofaixa entre os parques Luiz Roberto Jábali e Luis Carlos Raya atrai público para o lazer no domingo, bairros da periferia de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) cobram ciclovia para quem usaria a pista para trabalhar.
É o caso de bairros populosos como o Jardim Aeroporto e Ribeirão Verde. “As pessoas podem sofrer acidentes. Temos muita reclamação pela falta de ciclovias”, disse Donizete Gomes da Silva, vice-presidente da Associação de Moradores do Aeroporto.
Para Francisco Antonio de Alcântara, presidente da associação de moradores do complexo Ribeirão Verde, a ciclovia atenderia não só os trabalhadores, mas seria uma opção de lazer.
Há em Ribeirão duas ciclovias, na via Norte e na Henry Nestlé. A da via Norte foi criada principalmente para o público de trabalhadores.
Mas a Folha constatou ao longo da semana que a pista fica ociosa boa parte do dia, até mesmo nos horários de pico, quando as pessoas vão e voltam do trabalho.
O secretário de Obras Públicas, Abranche Fuad Abdo, disse que, sobre o Ribeirão Verde, há projeto de duplicar a avenida principal do trecho, com previsão de ciclovia. A prefeitura aguarda liberação de verbas do governo federal, estimada em R$ 14 milhões.
Quanto ao Jardim Aeroporto, Abdo diz que a ciclovia está em projeto vinculado à alteração da pista do aeroporto Leite Lopes, e que aguarda cronograma do Estado, que é quem administra o terminal.
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