O metrô de Londres homenageia o 150º aniversário da Federação Inglesa (FA), que anunciou nesta quinta-feira, junto com a Trasport for London (TFL), a publicação de um mapa suburbano no qual as estações estão batizadas com nomes das estrelas mais importantes do esporte, entre elas Pelé e Maradona.
A linha central da cidade lodrina passa a ser o trajeto dos artilheiros, entre eles o inglês Michael Owen, representante da chamada "geração de ouro" do futebol inglês, na parada de Oxford Circus, e o português Cristiano Ronaldo, que jogou pelo Manchester United de 2003 a 2009.
A linha circular se transforma em uma galeria de estrelas da Copa do Mundo procedentes de diversos países, como Pelé, o alemão Franz Beckenbauer, o italiano Paolo Maldini, o francês Michel Platini e o argentino Diego Armando Maradona.
Já entre os técnicos, destacam-se o italiano Fabio Capello, o português José Mourinho, o também italiano Carlo Ancelotti, e o inglês Alex Ferguson que ficam em uma curta distância na zona noroeste do mapa da linha Metropolitan, a mais antiga do metrô de Londres.
O inglês David Beckham dá nome à estação de seu bairro natal, Leytonstone, um subúrbio ao norte da capital britânica, enquanto o galês Gareth Bale, recém-contratado do Real Madrid, também tem um ponto no mapa das estrelas do futebol.
Leia também:
Soluções simples dão segurança a deficientes visuais em Londres
Metrô de Londres tem Wi Fi grátis - 11 dias antes do esperado
No ritmo atual, SP levaria 172 anos para ter metrô como o de Londres