O comitê organizador da Copa do Mundo na Bahia apresentou na manhã desta segunda-feira a Versão Pública do Plano Diretor para 2014 (PDC). O objetivo é reunir todos os projetos do governo em um único caderno de ações. O documento está disponível no site da Secretaria de Assuntos para a Copa do Mundo (Secopa) . A versão impressa pode ser retirada na sede do órgão.
De acordo com o Secretário Estadual da Copa do Mundo 2014, Ney Campello, a intenção é que a sociedade civil conheça os projetos e opine sobre eles.
"Este plano tem o intuito de organizar os nossos indicadores de meta e compartilhar isso com a sociedade. O mais importante neste projeto é que ele trata do legado que ficará após a competição", explicou.
Campello destacou que o outro objetivo é fazer com que a sociedade tome conhecimento dos benefícios que terá após a realização do Mundial, no Brasil.
"Estamos dando ênfase principalmente às ações socioambientais. É muito importante que a população tenha conhecimento do que ela terá depois da Copa."
O secretário aproveitou para mostrar otimismo sobre as obras de infraestrutura na cidade, mas diferenciou aquelas que são fundamentais para a Copa e outras que só devem ficar prontas após o Mundial.
"Não tenho dúvida de que estaremos muito bem preparados. Nosso aeroporto estará reformado até março de 2013. Não é a nova pista nem novas construções, é a reforma desse que temos aí. Mas recebemos milhões de turistas durante o carnaval. Temos condições totais", avaliou.
Com as obras da Arena Fonte Nova dentro do cronograma, o secretário destacou que o ponto crítico da candidatura baiana continua sendo a mobilidade urbana.
"Nosso ponto de maior atenção neste momento é a questão da mobilidade urbana. Até porque obras desse tipo demoram algum tempo, já que precisam passar pelo trâmite burocrático. E temos pouco tempo. Mas, sem dúvida alguma, cumpriremos as metas e deixaremos grandes legados para nossa população", garantiu.