A capital dinamarquesa, que implementou diversas soluções para o transporte urbano ao longo das décadas, é modelo na área da mobilidade e tem o ambicioso objetivo de se tornar a melhor cidade do mundo para os ciclistas.
Em segundo lugar no ranking da Copenhagenize das melhores 20 cidades para pedalar, Copenhagen tem a cultura da bicicleta desenvolvida entre os moradores, além de infraestrutura e facilidades para os ciclistas. O investimento em ciclovias não só reduz as emissões de CO2 como também melhora a saúde dos cidadãos e a qualidade de vida. O resultado: a bicicleta é o principal meio de transporte para 50% da população da cidade.
Além do investimento em mobilidade, Copenhagen empenhou-se em fazer mudanças também no que diz respeito ao clima e à poluição. Em 2009, a câmara municipal aprovou o Plano de Mudanças Climáticas de Copenhagen, que tem entre os principais objetivos a redução das emissões de gases de efeito estufa em 20% (em relação 2005) até 2015. O Plano prevê ainda que a cidade seja neutra em carbono até 2025. Para atingir as metas, a capita dinamarquesa firmou parcerias com empresas, universidades e organizações em fóruns, a fim de desenvolver e pôr em prática o chamado “crescimento verde”: desenvolver a cidade de forma sustentável.
Sem esquecer dos espaços públicos, Copenhagen desenvolveu o conceito de pocket parks, ou parques de bolso. São espaços relativamente pequenos, com menos de cinco mil metros quadrados, dispostos em áreas não utilizadas, além de praças locais. Até 2011, a cidade já havia criado dois desses parques, e a meta é instalar novos 14 até 2015.
Os números de Copenhagen
Gráfico modal das viagens feitas na cidade:
(Gráfico: Cidades para Pessoas)
O gráfico acima considera as viagens da região metropolitana e centro expandido. Analisando os modais apenas entre os residentes de Copenhagen, a divisão muda:
(Gráfico: Cidades para Pessoas)
• Ciclovias
- 346 km pistas com separação física
- 23 km sinalizados só para ciclistas
- 42 km de ciclovias verdes
• 98% dos habitantes moram a menos de 350 m de algum ponto de acesso ao transporte público
• Para as linhas de alta-frequência (metrô, trem e ônibus), 78% mora a menos de 350 m e 94%, a menos de 600 m
• As áreas verdes representam cerca de 25% da área total da cidade; em média, cada cidadão de Copenhagen tem 42 m² de área verde à sua disposição
Fonte: Cidades Sustentáveis. Este texto foi publicado originalmente no site The City Fix Brasil.
Leia também:
Como o transporte público pode reduzir as mortes no trânsito enquanto as cidades crescem
Hotel recompensa quem pedala e gera energia
A lógica do congestionamento: como começar a reduzí-lo?