Ciclistas enfrentaram o calor na manhã deste domingo (22) e participaram do passeio ciclístico, realizado em Cuiabá, em alusão ao Dia Mundial Sem Carro. Ao todo, os mais de mil participantes, segundo a Polícia Militar, percorreram sete quilômetros, entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), passando pela Avenida Fernando Corrêa, e seguiram até o Museu do Rio, no Porto.
O projeto quer sensibilizar a sociedade, incentivando a população a não andar de carro no dia-a-dia. Os organizadores, porém, estimam ter reunido mais de 1.800 ciclistas.
Acorda Cuiabá
O passeio, que faz parte do projeto Pedal Centro América, da Rádio Centro América, em conjunto com o 'Grupo Acorda Cuiabá, Ciclovia Já', começou às 8h e teve a duração de 50 minutos. Durante esse período, fazia calor de 36ºC na capital. Os participantes receberam garrafas d'água durante o percurso que passou por dez ruas e avenidas. A ideia, segundo os organizadores, também é promover uma reflexão sobre os problemas causados pelos automóveis.
Os ciclistas seguiram pelas avenidas Deputado Emanuel Pinheiro da Silva, Fernando Corrêa da Costa, Tancredo de Almeida Neves, Beira Rio, Tenente Coronel Duarte, Paiaguás, Quinze de Novembro, Mário Corrêa, chegando ao Museu do Rio, na Avenida Manoel José de Arruda.
Ao final do passeio, o grupo 'Ciclovia Já' deixou uma faixa no Porto reivindicando das autoridades a construção de mais ciclovias na cidade. Na ação, os pintaram pintaram as ciclovias ao lado do Museu do Rio.
Uma das organizadores do evento, Kênia Priscila de Araújo, disse que a partir de agora a ideia é reunir mensalmente os ciclistas para fomentar o uso da bicicleta como meio de transporte.
Leia também
Grupo luta por 19 ciclovias excluídas das obras da Copa em Cuiabá
Grupo reivindica ciclovias em Cuiabá