Ampliação de faixas exclusivas para ônibus é apoiada por 93%, diz Ibope

Estratégia tem sido adotada por Haddad para tentar melhorar mobilidade. No entanto, paulistano considera ampliação do Metrô mais importante

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Fonte: G1 São Paulo  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 16 de setembro de 2013

Corredor Norte-Sul é destaque entre vias com faixa

Corredor Norte-Sul é destaque entre vias com faixas

créditos: Arquivo/Levi Bianco/Brazil Photo Press/Estadão

 

A ampliação das faixas exclusivas para ônibus é apoiada por 93% dos paulistanos, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (16). O levantamento tem parceria com a Rede Nossa São Paulo. Entre os mais de 800 entrevistados em agosto, 5% foram contrários à ampliação e 1% não soube ou não respondeu. A margem de erro é de três pontos percentuais.

 

A ampliação das faixas tem sido uma das principais estratégias da gestão Fernando Haddad (PT) para melhorar o trânsito da cidade e, em especial, o deslocamento de quem utiliza o transporte público. Nesta segunda-feira foram implantados mais 19 km de faixas exclusivas para ônibus em 11 vias da cidade.

 

Outro dado da pesquisa é a insatisfação com o trânsito, considerado ruim ou péssimo por 69% dos paulistanos.

 

Apesar de o munícipe apoiar a ampliação das faixas de ônibus, ainda não é possível dizer que houve uma migração de usuários do automóvel para os ônibus em um dos principais eixos da cidade, o Corredor Norte Sul. A análise é da SPTrans, empresa que administra o serviço de ônibus na cidade.

 

A faixa exclusiva implantada entre julho e agosto nas avenidas que fazem parte desse eixo, como a 23 de Maio e a Rubem Berta, conseguiram melhorar a velocidade dos ônibus em até 108% em determinados trechos. No entanto, levantamento feito pelo G1 com sete linhas importantes do corredor mostra que algumas até perderam passageiros, enquanto outras ganharam até 6%.

 

Um dos motivos que pode ajudar a explicar a dificuldade do ônibus de atrair passageiros é o fato de esse tipo de transporte ainda não ter uma qualidade reconhecida como a do Metrô. Na pesquisa divulgada nesta segunda pelo Ibope, 30% dos paulistanos consideraram como medida mais importante para a melhoria da mobilidade a ampliação de linhas de metrô e de trem já existentes. Já a ampliação de corredores de ônibus ficou com um percentual menor - 13%.

 

Datafolha

Outra pesquisa divulgada nesta segunda-feira mostra que as faixas exclusivas são bem vistas na cidade. Elas são aprovadas por 88% dos entrevistados, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (16) pelo jornal "Folha de S.Paulo".

 

De acordo com o levantamento, entre as pessoas que usam mais o carro, a avaliação favorável foi de 77%. Realizada na quarta-feira (11), a pesquisa ouviu 832 pessoas na cidade de São Paulo. A margem de erro é de três pontos percentuais.

 

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